Jean considera incoerente retirada de gratificação de servidores em pleno avanço da dengue

por Fernanda Morais publicado 06/02/2024 12h12, última modificação 06/02/2024 12h12
A retirada de gratificação dos servidores públicos da Prefeitura de Anápolis foi o tema do discurso do vereador Jean Carlos (UB), na tribuna do plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira (6.fev).
Jean considera incoerente retirada de gratificação de servidores em pleno avanço da dengue

Foto: Ismael Vieira

O vereador do União Brasil disse que foi procurado por vários funcionários públicos desde a publicação do decreto que trata sobre o assunto na segunda-feira (5.fev).

“Falei aqui antes do decreto sobre os esforços do poder público, da sociedade, das ações elaboradas pela Prefeitura. Cobramos a questão da coleta de lixo para combater a dengue que é real em Anápolis e no Brasil, mas não entendo a incoerência em chamar a sociedade para a causa e, no mesmo dia, publicar o decreto que retira as gratificações”, pontuou.

De acordo com o vereador o decreto traz a retirada de 1.443 gratificações. Do total, 260  direcionadas aos agentes de endemias e 510 aos agentes de saúde. “20% a menos no provento desses servidores. Os coordenadores de equipe perderam cerca de R$ mil reais. Tem ainda retirada de gratificação de outros servidores totalizando 1.443 servidores”, listou.

O vereador também falou que pediu informações sobre o pagamento do Incentivo Financeiro Integral (IFA), para os agentes de saúde. “Mandei ofício para secretaria de Saúde há pelo menos 40 dias. E não tive respostas”, completou.

Jean Carlos disse que por maior que seja a dificuldade do poder público com a questão de pessoal “não se pode prejudicar e desmotivar quem está na linha de frente de combate a dengue. Também não é justo mexer no orçamento desses trabalhadores”, reforçou.

 Ainda na tribuna o vereador pediu ao prefeito Roberto Naves, a secretária de Saúde Elinner Rosa que a retirada de gratificação dos servidores seja revista. 

“Não entendo a dinâmica aplicada. Aplaudimos as ações propostas pela Prefeitura no combate a dengue e outras doenças, mas é incoerente essa retirada de gratificações”, concluiu.