Jean Carlos questiona setor da educação sobre critérios de seleção de vagas em CEMEIs e cobra regularidade da coleta de lixo

por Orisvaldo Pires publicado 05/02/2023 14h15, última modificação 05/02/2024 21h02
Jean Carlos questiona setor da educação sobre critérios de seleção de vagas em CEMEIs e cobra regularidade da coleta de lixo

Jean Carlos questiona setor da educação sobre critérios de seleção de vagas em CEMEIs e cobra regularidade da coleta de lixo

Na sessão ordinária desta segunda-feira (5.fev), na tribuna, o vereador Jean Carlos (UB) fez cobranças e pediu esclarecimentos junto à administração municipal e à Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, para que seja regularizada a coleta de lixo e a roçagem de lotes.

O vereador, ao falar da importância da campanha lançada pela gestão municipal para combater a Dengue na cidade, demonstrou preocupação com a coleta de lixo. Segundo ele, de dezembro de 2023 para os dias atuais, houve diminuição de equipes devido às festas de final de ano e, agora, devido a atestados médicos.

O fato da empresa concessionária do serviço que, segundo ele, é de grande porte, e que tem um contrato de grande monta junto ao município, não ter funcionários em quantidade suficiente para substituir aqueles que estão de atestado médico é algo preocupante.

Jean Carlos entende que é necessário explicar à sociedade sobre quais dificuldades existem para que o cronograma de trabalho seja cumprido, “para que a coleta seja feita de forma satisfatória”. Segundo ele vários serviços de rotina têm sido procrastinados e, assim, provocado impacto na questão da Dengue.

Ao mesmo tempo o vereador do UB afirma que, além dos esforços da administração pública no combate à Dengue, é necessário que a população contribua em seus domicílios. O trabalho conjunto, com ações corretas de coleta de lixo e roçagem, tem tudo para gerar bons resultados. 

CMEIs
Sobre a falta de vagas nos CMEIs, Jean Carlos ressaltou que há um déficit permanente e afirma reconhecer que a gestão municipal realiza ações para tentar reduzi-lo. “Mas não vi o secretário da área vir a público e dar informações aos pais e aos responsáveis pelas crianças. O sistema é falho. Tem cidadão que mora próximo a um CEMEI, não consegue vaga, mas outro cidadão que mora do outro lado da cidade consegue a vaga”, questionou.

Jean Carlos disse que nem entraria no mérito de questões como a falta de suprimentos “que algumas unidades reclamam”. Sobre a dificuldade das pessoas em acessar vagas nos CMEIs, o vereador disse que as gestoras, quando indagadas, “dizem que não têm prerrogativa alguma”.

Segundo o vereador, “há alguma coisa errada” com o sistema que, segundo ele, “ou é equivocado, a sua gestão é falha”. Mais uma vez pediu que o secretário de Educação vá a público e dê esclarecimentos sobre os critérios, “e sobre quais são as alternativas para reavaliar essa questão”.

(Foto – Ismael Vieira)

registrado em: