Jean Carlos pede mais ações de conscientização e de proteção dos mananciais no Dia Mundial da Água

por Marcos Vieira publicado 22/03/2023 11h14, última modificação 22/03/2023 11h14
O vereador Jean Carlos (União Brasil) falou sobre o Dia Mundial da Água, em discurso na tribuna na sessão desta quarta-feira (22.mar). Ele pediu mais ações do Executivo para aproveitar a data para conscientizar a população.
Jean Carlos pede mais ações de conscientização e de proteção dos mananciais no Dia Mundial da Água

Vereador Jean Carlos, do União Brasil (Foto: Ismael Vieira)

“É necessário ressaltar a importância desse recurso natural. Percebo de forma muito tímida as ações nessa data. Eram necessárias campanhas, mobilização para limpeza de córregos que sofreram com assoreamento e depósito de resíduos nesta época. É importante que tivéssemos mais ações relacionadas a isso”, iniciou Jean.

Para o vereador, seria importante que a Secretaria de Comunicação fizesse uma campanha nesse sentido, envolvendo inclusive as escolas. Jean afirmou que reconhece o trabalho da Agência Reguladora Municipal (ARM) em relação à água tratada na cidade.

Jean Carlos citou a Declaração Universal dos Direitos da Água, criado pela ONU em 1992. Entre os pontos, que a água faz parte do patrimônio do planeta. “Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão é plenamente responsável pela água nossa de cada dia”, disse o vereador.

Jean também leu que o “equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos”. “Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam”, completou.

“A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”, afirmou ainda Jean.

O vereador comentou ainda que dificuldades são presenciadas diariamente. “Tem locais que não possuem água ainda. Precisamos do uso racional, da conscientização e isso passa pelo envolvimento do poder público e da nossa sociedade. Chamo a atenção para que nos próximos anos possamos criar ações concretas”, reafirmou.

“É preciso mais envolvimento e de forma mais ampla ressaltar o uso racional e proteção dos nossos mananciais”, ressaltou Jean, Sobre a expansão urbana, ele frisou a importância de se aumentar a fiscalização ambiental, pois hoje são somente três fiscais na administração pública. “Falo não só na questão da penalidade, mas sobretudo na orientação de forma educativa”.