Jean Carlos pede criação de abono que recomponha corte do adicional de periculosidade dos vigias

por Marcos Vieira publicado 07/02/2022 12h13, última modificação 07/02/2022 12h13
O vereador Jean Carlos (DEM) falou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (7.fev), sobre a situação dos vigias que são servidores da administração municipal, cujo adicional de periculosidade foi cortado após um entendimento jurídico.
Jean Carlos pede criação de abono que recomponha corte do adicional de periculosidade dos vigias

Vereador Jean Carlos, do DEM (Foto: Ismael Vieira)

“Quero pedir ao prefeito e à secretária de Governo que criem uma alternativa legal para recompor aos vigias algo que substitua esse adicional de periculosidade. Houve um entendimento jurídico de um processo que tramitava há anos, o que gerou o corte, mas é preciso criar um abono salarial, algo que recompense esse prejuízo”, disse Jean.

O vereador afirmou que entende a situação do prefeito Roberto Naves (PP), que fica em uma posição delicada, pois há um entendimento jurídico, mas também existe a situação de servidores antigos.

“A grande maioria recebe de R$ 2 mil a R$ 3 mil e foi surpreendida com esse corte. Queremos nos solidarizar a eles. Sabemos que o prefeito está a par da situação e criará uma alternativa. O dinheiro que vinha do adicional já fazia parte da subsistência desses profissionais. Nós, mais uma vez, precisamos contar com a sensibilidade do prefeito”, discursou Jean Carlos.

O vereador frisou que o prefeito tem cumprido as pautas dos servidores, como o reajuste de 18% nos salários. “Foi feita uma justa correção, enquanto alguns municípios tem dificuldade em recompor a data-base”.

Jean também destacou que o Executivo acatou um pedido seu e enviou lei ao Legislativo corrigindo o teto daqueles que tem direito ao auxílio alimentação, mantendo dentro do benefício uma expressiva quantidade de servidores “Mais de 3,7 mil servidores vão continuar recebendo o vale alimentação”.

Jean Carlos também falou de articulação junto ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, visando o aumento de leitos de UTI para Covid-19. “Queremos evitar que pacientes de Anápolis tenham que ir para outras cidades”, explicou.