Jean Carlos frisa que gratuidade no transporte coletivo só virá com múltiplos financiamentos
Em discurso na tribuna, na sessão ordinária dessa terça-feira (2.set), o vereador Jean Carlos (PL) apresentou novos elementos no debate sobre o transporte coletivo em Anápolis. Ele ponderou que a tarifa zero é uma meta, mas a longo prazo, sobretudo porque é preciso de financiamento de diferentes entes para 100% da gratuidade.
“Nós sequer temos a isenção do ICMS do óleo diesel”, frisou Jean, lembrando que existe uma lei estadual que permite isso para a concessionária do transporte coletivo, o que impactaria positivamente na tarifa. Ele lembrou que esteve com o vereador João da Luz (Cidadania), em reunião com o governador Ronaldo Caiado (UB), para tratar do assunto no mandato passado.
Jean ressaltou a necessidade de busca de recursos no governo federal e de outras fontes já mencionadas em discursos na Câmara, como aquela que pode ser conseguida com a implantação da área azul pela CMTT.
“Hoje temos algumas gratuidades, de estudantes e idosos, que já oneram o sistema. É preciso ainda reconhecer os impactos causados pela pandemia, o transporte individual por aplicativo e o fato de muitas empresas contratarem outras empresas para o transporte de trabalhadores do Daia”, comentou o vereador.
“Queremos resguardar nosso transporte coletivo, garantir a qualidade, com tarifas módicas, mas tem de ter recursos, que são escassos no governo municipal”, reforçou Jean Carlos.