Jean Carlos fala sobre tragédia de Petrópolis e chama atenção para áreas de risco em Anápolis

por Fernanda Morais publicado 21/02/2022 11h17, última modificação 21/02/2022 11h17
Na tribuna do plenário, na sessão ordinária desta segunda-feira (21.fev), o vereador Jean Carlos (DEM), pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia na cidade de Petrópolis (RJ). Já são 176 mortes registradas e 117 desaparecidos na cidade.
Jean Carlos fala sobre tragédia de Petrópolis e chama atenção para áreas de risco em Anápolis

Foto: Ismael Vieira

"Que Deus conforte essas famílias. Vítimas da tragédia, infelizmente anunciada".

O vereador disse que trouxe a pauta para mostrar que a situação não pode ser considerada normal.
"Nós temos em Anápolis pontos críticos que sofrem ano a ano com inundações. Recentemente apresentei indicação para pedir isenção de IPTU para as famílias que moram nessas áreas".

Jean disse que é preciso de uma vez por todas criar mecanismos de prevenção permanente em Anápolis. " E não é um problema dessa administração é um acumulado de gestões passadas. Temos a impermeabilização do solo em toda cidade. Queremos antecipar essas medidas concretas para evitar episódios trágicos. O prefeito Roberto Naves tem avançado nesse setor que é um desafio para os gestores ".

O vereador citou os exemplos de moradias Santa Cecília, Laranjeiras, Novo Paraíso e no chamado Moro do Cachimbo.

"Temos locais que exigem intervenções, mas existe também a resistência das famílias que não querem deixar suas casas. Porém a Prefeitura tem que fazer um trabalho permanente de retirada dessas famílias", disse.

"Tenho jornais de 2001 de locais que tinham inundações. E a cada ano esses espaços aumentam em decorrência da ampliação urbana", reforçou.

O vereador disse que uma de suas leis fala sobre a questão de ampliar áreas permeáveis na cidade com objetivo de melhorar o escoamento da água pluvial.

Jean falou ainda sobre os oficiais e cães farejadores dos Bombeiros de Anápolis e Goiás que estão ajudando nas buscas pelos desaparecidos em Petrópolis.

"Precisamos equipar nossa corporação e deixo meu reconhecimento a esses militares e cães que estão no Rio de Janeiro ajudando no resgate de vítimas e busca de desaparecidos".