Jean Carlos está "indignado com corte de verbas do Ministério da Saúde. Cardiovasculares estão angustiados"

por Fernanda Morais publicado 08/02/2022 12h25, última modificação 08/02/2022 12h25
O vereador Jean Carlos (DEM), fez um desabafo na tribuna do plenário na sessão ordinária desta terça-feira (8.fev).
Jean Carlos está "indignado com corte de verbas do Ministério da Saúde. Cardiovasculares estão angustiados"

Foto: Ismael Vieira

O parlamentar disse que está indignado com o corte de verbas feitos pelo Ministério da Saúde que, segundo ele, tem prejudicado os Estados e Municípios a suprir a demanda de cirurgias dos usuários do Sistema Único de Saúde.

O vereador citou o o exemplo dos pacientes cardiovasculares que estão na fila de espera por cirurgias.

"Acompanhei os esforços da Secretaria Municipal de Saúde para complementar os valores a serem pagos para o retorno das cirurgias. Tivemos uma força tarefa, vereadores, os médicos e cito aqui o doutor Vosgrau, o prefeito Roberto, o secretário Júlio para criar alternativas. Quando o processo é retomado vem a falta de responsabilidade do Ministério da Saúde com a diminuição dos repasses financeiros afetando diretamente a realização das cirurgias", lamentou.

Jean Carlos citou que não é justo que o cidadão precise buscar o Ministério Público com mandado de segurança para conseguir o direito de ser atendido. "Os pacientes, as vezes, não tem tempo de espera. É a luta pela vida", continuou.

"A justificativa do Ministério de que o mercado está inflacionando os preços dos insumos utilizados nas cirurgias não é desculpa. Que investiguem as inconsistências, mas sem prejudicar o povo que está na ponta. A batata está com Estados e Municípios, e o povo está sofrendo", falou.