Jean Carlos e Márcio Corrêa participam na UniEvangélica do lançamento experimental de tecnologia inovadora no combate à dengue em Anápolis
Jean Carlos e Márcio Corrêa participam na UniEvangélica do lançamento experimental de tecnologia inovadora no combate à dengue em Anápolis
Nesta quarta-feira (21.jan), o vereador Jean Carlos (PL) representou a Câmara Municipal de Anápolis no evento promovido pela UniEVANGÉLICA, realizado no Miniauditório do Edifício Daisy Fanstone, que marcou o Lançamento e Treinamento de Uso de Fotolarvicida Inovador no Combate à Dengue. A iniciativa apresenta uma tecnologia sustentável desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e contou com a presença do prefeito Márcio Corrêa (PL).
O vereador Jean Carlos destacou a relevância da ação para o município. Segundo ele, Anápolis passa a ocupar posição de destaque no cenário nacional de inovação em saúde pública.
“Conforme foi apresentado durante o evento, Anápolis é a primeira cidade a receber a fase três dessa pesquisa. Tornamo-nos referência na aplicação dessa patente, que representa um trabalho de longo prazo com foco na solução de problemas da saúde pública. Essa iniciativa reforça a importância da parceria entre o poder público, o setor produtivo e a universidade”, ressaltou o parlamentar.
O prefeito Márcio Corrêa também enfatizou a gravidade do desafio enfrentado pelo município no combate à dengue e a importância do trabalho preventivo aliado à ciência. Segundo ele, os dados reforçam a necessidade de ações estruturadas e integradas.
“A dengue é um grande desafio. Em 2024, por exemplo, tivemos 53 óbitos em nossa cidade. Nada é mais importante do que o trabalho preventivo, e esse projeto une instituições, a academia e o setor público. Anápolis carece de um trabalho intenso no enfrentamento dessa doença que aflige tanta gente, e não há dúvida de que quem será beneficiada é a população, com instituições sérias, pesquisadores qualificados e dados baseados em evidências para que possamos, de fato, combater a dengue”, afirmou o prefeito.
O evento também contou com a presença do reitor da UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes da Silva; do Secretário-Adjunto de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Alberto Cunha Vencio; da Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Gonçalves Rocha de Oliveira; do diretor da FUNEV, João Pedro dos Santos Pereira; do diretor de Vigilância em Saúde, Daniel Soares, além de outras autoridades institucionais e municipais.
A participação da Câmara Municipal reforça o compromisso do Legislativo anapolino com iniciativas que promovem inovação, sustentabilidade e avanços concretos na área da saúde pública.
Pioneirismo e cooperação científica
A formulação foi inicialmente desenvolvida pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (USP), sob coordenação do professor Vanderlei Salvador Bagnato, com apoio da FAPESP, CNPq e CAPES. A atual etapa do projeto, em parceria com a UniEVANGÉLICA, é financiada pela FAPEG e pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), com apoio da Associação Educativa Evangélica (AEE), Fundação Universitária Evangélica (FUNEV) e da Prefeitura de Anápolis.
Equipe do projeto
Vanderlei Salvador Bagnato, Lucas Danilo Dias, Alessandra Ramos Lima, Giovanni de Araujo Boggione, Mariana de Souza, Sandro Dutra e Silva, Natalia Mayumi Inada, Matheus Garbuio, Taina Cruz de Souza Cappellini e Osmar Vieira da Silva.
Gabinete Jean Carlos
Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.