Jean Carlos destaca evento de lançamento da Brigada Rural em Anápolis

por Marcos Vieira publicado 17/08/2021 10h30, última modificação 17/08/2021 10h30
Em discurso na tribuna, na sessão dessa terça-feira (17.ago), o vereador Jean Carlos (DEM) comunicou a realização de evento nesta quarta-feira (18.ago), às 9h, no Sindicato Rural de Anápolis, de lançamento da Brigada Rural e divulgação de ações integradas para enfrentar o fogo no período crítico de seca no Cerrado.
Jean Carlos destaca evento de lançamento da Brigada Rural em Anápolis

Vereador Jean Carlos, do DEM (Foto: Ismael Vieira)

“É uma importante ação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Vivemos todos os anos um período de estiagem severa, com incêndios que resultam em graves consequências”, ressaltou Jean. Ele citou queimadas ocorridas na região de Souzânia, na segunda-feira (16.ago), que causaram perigo a residências e outras propriedades rurais.

Segundo o vereador, Anápolis sediará a próxima ação do Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás. Jean destacou a importância da proposta. “Antes tínhamos pouco receito dessa situação em Anápolis, algo que mudou nos últimos anos. No ano passado tivemos incêndios que causaram enormes prejuízos na zona rural”.

O vereador citou ainda o papel da Defesa Civil na zona urbana, com recolhimento de itens potencialmente inflamáveis em parques, como galhos secos, papelões e plásticos, mas reconheceu a dificuldade de se fazer isso em grandes áreas na zona rural. “Por isso essa iniciativa, que conta com o apoio do Sindicato Rural e outras entidades, é importante para a região”.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre janeiro e julho deste ano, Goiás registrou 3.458 ocorrências de incêndios florestais. Junho foi o mês com maior número de ocorrências no Estado (1.119), seguido por julho (956) e maio (818). São considerados incêndios florestais os episódios relacionados ao fogo descontrolado em vegetação e cultura agrícola. O período de alerta vermelho no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal se estende até novembro.