Jean Carlos defende produtores rurais no debate sobre a APA do Ribeirão Piancó

por marcos — publicado 10/12/2018 11h44, última modificação 10/12/2018 11h44
Jean Carlos defende produtores rurais no debate sobre a APA do Ribeirão Piancó

Jean Carlos defende produtores em debate sobre área de proteção ambiental (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Jean Carlos (PTB) defendeu os produtores rurais no debate sobre a APA do Ribeirão Piancó, em discurso na tribuna nesta segunda-feira (10.dez). A preocupação é que mais restrições possam inviabilizar o plantio na região, tirando da noite para o dia o ganha pão de pessoas que estão instaladas no local há décadas.

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Piancó será tema de audiência pública no próximo dia 13, a partir das 8h30, no auditório do Núcleo Ambiental do Parque Ipiranga.

Jean sugeriu cautela para não penalizar excessivamente os produtores. O vereador defendeu ações que protejam a bacia hidrográfica, mas cobrou algumas medidas por parte da Saneago, como a eliminação de vazamentos na rede. “Hoje esse percentual chega a 38%”, informou.

O vereador do PTB comentou que o Plano Diretor já impõe restrições aos produtores, definindo regras para que eles usem suas propriedades. Dessa forma, novas medidas precisam ser analisadas e as responsabilidades divididas com a Saneago.

“A Saneago que não deu conta nem de apresentar um relatório de gestão fiscal do ano de 2018 na audiência pública aqui na Câmara. A conversa é que estava mudando o sistema e estamos aguardando o documento ainda”, criticou Jean Carlos.

O vereador disse ainda que hoje os produtores da região do Piancó já não podem criar animais e são submetidos a rodízios de uso da água para irrigação. “Com mais mudanças, como eles vão produzir?”, argumentou.