Jean Carlos alerta que excesso de terceirizações pode impactar Issa no futuro

por Marcos Vieira publicado 14/03/2022 11h43, última modificação 14/03/2022 11h43
Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (14.mar), o vereador Jean Carlos (União) pediu ao Poder Executivo municipal que não terceirize as chamadas atividades de Estado, pois isso causará impacto, no futuro, ao regime próprio de Previdência Social, que é o Issa (Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis)
Jean Carlos alerta que excesso de terceirizações pode impactar Issa no futuro

Vereador Jean Carlos, do União Brasil (Foto: Ismael Vieira)

Ele citou o caso da contratação de empresa de vigilância para as escolas. “Falam em desafogar o Estado, mas nem sempre isso é positivo. Algumas situações são aceitáveis, sobretudo na saúde, mas as consequências podem ser danosas para o regime próprio de previdência em outros pontos, como esse dos vigias”, explicou.

Jean voltou a defender a criação e um abono pecuniário para compensar as perdas sofridas pelos vigias da cidade com a decisão judicial que vetou o adicional de periculosidade para a categoria.

O vereador disse que reconhece os avanços da administração atual na gestão dos servidores, mas que não se pode fazer da exceção a regra.

“Sabemos do trabalho do prefeito e sua equipe, que conseguiu o controle de gastos, trouxe a valorização do servidor, fez a titulação, o vale-alimentação, deu uma data-base de 18% em um cenário em que muitos não acreditavam nisso. Mas nesse mesmo prisma, quero fazer esse alerta no que diz respeito ao futuro previdenciário”, ressaltou Jean.

O vereador comentou ainda que em alguns casos, como a UPA Pediátrica, a inovação foi importante, dando maior flexibilidade na aquisição de materiais e gestão de pessoas. “Também na contratação de credenciados na saúde, algo que a pandemia permitiu”.

Sobre outras atividades, Jean alertou: “Temos de ter ciência que lá na frente teremos impacto no regime próprio. Reconhecemos o concurso para professores, houve contratações, mas que façam novos planejamentos e se elabore outros concursos”.