Jakson ressalta que prefeito mantém diálogo aberto com professores

por marcos — publicado 08/05/2018 15h25, última modificação 08/05/2018 15h25

O vereador Jakson Charles (PSB) repercutiu na tribuna, nesta terça-feira (8.mai), reunião do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) com o prefeito Roberto Naves (PTB), no início da noite de segunda-feira (7.mai), no centro administrativo, para tratar da greve da categoria.

Líder do prefeito, Jakson voltou a dizer que há um impedimento de se conceder o aumento de 3,75% aos professores, complementando o valor para o Piso Nacional, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impede esse tipo de ação quando se ultrapassa o limite de gasto com pessoal.

“Em momento algum o prefeito se negou a dar o reajuste ou as progressões, mas a situação atual o impede de fazer isso. Com o limite acima, não se pode contratar ou conceder aumentos, sob pena de se incorrer em improbidade, fazendo com que o Município tenha recursos federais bloqueados”, explicou Jakson.

O vereador do PSB afirmou que quem conhece a lei e diz ao contrário, é leviano. “Queremos resolver problema ou criar factoide?”, argumentou. Jakson disse que o professor merece respeito, que passa pela não utilização da matéria de maneira política.

Jakson afirmou que tem quatro irmãs professoras, duas na rede municipal, portanto tem motivos de sobra para respeitar a categoria. Segundo ele, essa deferência é extensiva ao prefeito. “A reunião ontem [7.mai] mostrou que Roberto Naves em momento algum deixou de dialogar com os professores”.

O vereador falou ainda que o Sinpma pediu ao prefeito um documento que ateste essa impossibilidade de se conceder o aumento devido à LRF, que será submetido a assembleia da categoria. “A ideia é mostrar que assim que se atingir o índice normal, o reajuste será dado”.

“Quero frisar que muitas demandas dos professores já estavam sendo atendidas. O prefeito também fez um compromisso na reunião de visitar todas as unidades escolares, conversando com todos e atestando a agonia de cada um”, completou Jakson Charles.

registrado em: ,