Jakson diz que falta apoio do governo federal aos municípios para enfrentamento da Covid-19

por marcos — publicado 13/05/2020 17h33, última modificação 13/05/2020 17h33
Jakson diz que falta apoio do governo federal aos municípios para enfrentamento da Covid-19

Vereador Jakson Charles, do PSB

O vereador Jakson Charles (PSB) fez uma análise, na sessão desta quarta-feira (13.mai), das opiniões sobre as ações governamentais diante da pandemia do coronavírus. Para ele, se trata de uma “enorme queda de braço desnecessária”, que só será resolvida a partir de uma ação mais efetiva do governo federal em apoio aos municípios, já que Brasília detém a maior parte do dinheiro arrecadado com impostos.

“Hoje existe uma guerra institucional deflagrada entre o governo federal e o Congresso Nacional. E entre o governo federal e o Poder Judiciário”, iniciou Jakson. Segundo ele, há uma declarada falta de sintonia entre governos estaduais e Brasília, respingando nos municípios.

“O que vejo é uma guerra política de decisões. O que vemos é cada país utilizando soluções para seu problema e não se preocupando com o resto do mundo”, afirmou.

Ele citou o fato de a Câmara Municipal apresentar moções endereçadas ao Ministério da Saúde, solicitando ações para diversas categorias, no que diz respeito a exames que devem ser feitos com aqueles que estão na linha de frente no combate ao vírus. Jakson comentou que o cenário deveria ser diferente também nesse ponto.

“São tantos investimentos na ciência, tanto se fala em globalização, mas o que se vê são ações isoladas de governos. Onde está a ONU? Eu não vejo falar da ONU. Cadê a autoridade da OMS? Elas foram criadas para abraçar a humanidade nesse momento”, disse o vereador.

Jakson contou que viu reportagem que mostra que a maioria dos pequenos municípios não é provida de hospitais. Por isso, o governo estadual precisa aplicar essas restrições mais rígidas. “Onde estão as prioridades da época de campanha, que são saúde e educação? Ao longo dos anos a demanda é a mesma. Penso que o município para existir, a primeira coisa que deveria ter é um hospital para atender a população local”.

De acordo com Jakson, fala-se em hospital de campanha, mas cadê a estrutura prometida pelo governo federal para o Entorno de Brasília. “Ao invés do presidente falar bobagem todo dia, deveria exigir do ministro o hospital”.

Para o vereador, não é questão política, mas saúde pública do povo. “Não adianta nós aqui, embaixo, ficar mandando moções para o governador, presidente da República ou ministro, sendo que eles não cumprem o que deveriam cumprir naturalmente.

“Nossos deputados federais e senadores precisam exigir do governo federal, pois é ele que dita o que precisa ser feito. O que a gente vê são prefeitos sofrendo, fazendo das tripas-coração, e ainda sendo taxados de incompetentes. E a divisão da arrecadação é assim: 70% para governo federal, 20% para estados e 10% para municípios. O dinheiro está em Brasília e por isso é obrigação do governo federal resolver a maior parte das questões, pois ele concentra o dinheiro dos impostos”, explicou o vereador.

Segundo Jakson Charles, no “fim a culpa é do povo, que não está usando máscara”. “Exija o uso da proteção, mas que os governos tenham soluções práticas para resolver os problemas”, concluiu.

 

registrado em: ,