Jakson critica aprovação em Brasília de projeto que altera regras para aprovação de agrotóxicos

por Marcos Vieira publicado 15/02/2022 11h38, última modificação 15/02/2022 11h38
O vereador Jakson Charles (PSB) chamou a atenção, em discurso na tribuna na sessão desta terça-feira (15.fev), para a aprovação, na Câmara dos Deputados, de texto que revoga a lei dos agrotóxicos, de 1989, mudando as regras para aprovação e comercialização desses produtos no Brasil.
Jakson critica aprovação em Brasília de projeto que altera regras para aprovação de agrotóxicos

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

“Chamo a atenção para aqueles que não estão cientes do que aconteceu no Congresso Nacional na semana passada. Foi o maior absurdo já ocorrido na política nacional, no que diz respeito à desvalorização do meio ambiente e, consequentemente, permissão de substâncias que contribuem para a aparição de doenças cancerígenas”, afirmou Jakson.

O vereador comentou que o texto aprovado pelos deputados federais é alvo de críticas de ambientalistas e organizações ligadas à saúde, que acreditam que as mudanças podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente— daí o apelido de “PL do veneno” ou “pacote do veneno”.

“O Brasil vai sofrer sanções gravíssimas da comunidade internacional ao permitir um absurdo desse. Houve também alterações que facilitam o garimpo clandestino”, disse Jakson. Ele frisou que o deputado goiano do seu partido, Elias Vaz, foi contra a liberação dos agrotóxicos.

Questões como a centralização de registros de agrotóxicos no Ministério da Agricultura e a proibição somente em caso de "risco inaceitável" estão entre os itens mais rechaçados pelos que são contra a proposta defendida pela bancada ruralista.

Com a revogação da lei de 1989, o registro de agrotóxicos será unificado sob o comando do Ministério da Agricultura. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até vão avaliar o produto, mas a decisão final será do ministério.

registrado em: ,