Jakson Charles traz número de atendimentos do Samu em Anápolis

por Marcos Vieira publicado 19/02/2024 11h59, última modificação 19/02/2024 11h59
Jakson Charles traz número de atendimentos do Samu em Anápolis

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (19.fev), o vereador Jakson Charles (PSB), líder do prefeito na Casa, respondeu questionamentos feitos pela oposição em relação ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Anápolis. Ele iniciou comparando o comportamento de alguns vereadores àqueles que participam do programa Big Brother Brasil (BBB).

O Big Brother Brasil é a falência do ser humano brasileiro, ou mundial. Perder tempo assistindo o Big Brother é algo semelhante a assistir nada com nada, de pessoas que só sabem mentir, pessoas que só sabem fazer intrigas, pessoas que se vitimizam, pessoas que usam todo o tempo sem produzir absolutamente nada para a nação brasileira. E aí, estou fazendo essa comparação para dizer que pessoa quando está fora do Big Brother é uma, quando cai para dentro da casa, é outra pessoa. É desse modo que a oposição tem se comportado dentro dessa Casa, um verdadeiro reality show”, comentou.

Segundo Jakson, a oposição mente sem nenhum pudor, “com total desvio de caráter, com a degradação total da personalidade, a desvalorização da sua própria história, o cultivo do ódio assoberbado e, obviamente, a degradação dos seus próprios valores e, pior, motivado por um ódio, por uma vingança de uma relação mal resolvida”.

“Quero falar daquilo que foi divulgado no dia 16 de fevereiro. Dia em que um desses personagens afirmou ter a informação de que em Anápolis existia apenas uma unidade móvel de atendimento [do Samu]”, prosseguiu Jakson.

O vereador leu trecho da Portaria 1864, que institui o componente pré-hospitalar móvel na Política Nacional de Atenção às Urgências por intermédio de implantação de Serviço de Atendimento Móvel, em que são ditadas as regras, estabelecendo que cidades do porte de Anápolis recebem uma unidade móvel avançada e duas unidades móveis básicas de atendimento.

“Eu quero dizer à população anapolina que pode acreditar no serviço feito pelo Samu em Anápolis. Aliás, passei o domingo, pelo menos até 16h, acompanhando o trabalho deles, para eu ter certeza se realmente aquelas informações [do vídeo] teriam alguma realidade. Quero dizer aqui que temos sim uma frota de veículos que precisam ser substituídos, mas quero dizer que temos veículos rodando de 2012, quero dizer que a fala dita na tribuna e defendida de um governo [federal] sem ação na saúde, foi o culpado por não iniciar a substituição das viaturas, algo que deveria ter sido feito desde 2016”, ressaltou Jakson.

“O prefeito, responsável, preocupado com saúde de Anápolis, além de todas as ações que ele tem tomado, abriu um processo, já está feito, para aquisição pelo município de mais três viaturas para atender o Samu.”, informou o vereador.

Segundo Jakson, Anápolis não tem só uma viatura. “Tem hoje, tranquilamente, rodando normalmente, pelo menos sete viaturas. Elas rodam de forma classificada e não tem só uma avançada, tem sim duas. E tem duas porque a direção do Samu tem responsabilidade e cumpre com o que está estabelecido na portaria”.

O vereador informou que uma unidade de atendimento avançado do Samu se envolveu em um acidente recentemente, quebrou o eixo e sofreu avarias graves. “Imediatamente a direção fez o que determina a portaria, pegou os equipamentos da unidade avançada e instalou na unidade básica.”, explicou.

Jakson trouxe números de um relatório para contestar informações da oposição. No dia 16, as unidades básicas tiveram a seguinte quantidade de atendimentos: unidade 2 (sete atendimentos), unidade 3 (quatro atendimentos), unidade 4 (três atendimentos), unidade 6 (três atendimentos). Já nas unidades avançadas, a 1 teve três atendimentos e a 2, dois atendimentos.

registrado em: ,