Jakson Charles faz alerta para casos de demissões de profissionais da enfermagem devido ao novo piso salarial

por Marcos Vieira publicado 13/09/2022 12h02, última modificação 13/09/2022 12h02
Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (13.set), o vereador Jakson Charles (PSB) fez um alerta, de que tem recebido mensagens de técnicos de enfermagem relatando que hospitais e clínicas particulares já estão demitindo esses profissionais porque afirmam que não terão condições de pagar o piso da categoria.
Jakson Charles faz alerta para casos de demissões de profissionais da enfermagem devido ao novo piso salarial

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

“Quero alertar que embora o STF esteja com a razão de estar preocupado de quem vai pagar a conta, chegou a hora de garantir o emprego desses profissionais. Esse aumento de teto está gerando demissões”, disse Jakson.

O pagamento do teto está suspenso por decisão do STF e em análise do plenário da Corte Suprema. Com as mudanças, enfermeiros passariam a ter um piso salarial da enfermagem no valor de R$ 4.750,00; R$ 3.325,00 para técnicos e 2.375,00 para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Porém, o STF recebeu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde) contra o reajuste.

“As empresas estão com medo de não dar conta de pagar já estão demitindo. Estou recebendo mensagens e temos que estar alertas. A luta não pode ser só para que pague [o piso], mas que seja garantida a empregabilidade. Do contrário será criado um caos na saúde do Brasil”, disse Jakson.

Saneago
O vereador do PSB também falou sobre a Saneago. Ele disse que não há conflito, está definido: a responsabilidade de tapar o buraco de obras de água e esgoto é da estatal.

“Criamos a Agência Reguladora Municipal, que é o órgão competente para receber denúncias e intermediar junto a Saneago a resolução imediata do serviço”, explicou.

Jakson falou sobre o gerente da Saneago, Davi Araújo Filho. “Ele tem que atender a todos. E ele não tem atendido a todos, só o João da Luz. Ou ele acha o vereador simpático ou tem relação mais próxima. Até o cumprimento por isso, mas vou levar essa questão ao Ricardo Soavinski [diretor-presidente da Saneago]. Eu exijo que todos tenham a mesma voz”, completou.

registrado em: ,