Jakson Charles fala da importância do Portal da Covid-19 e explica projeto do Executivo sobre o Issa

por orisvaldo — publicado 16/06/2020 11h50, última modificação 16/06/2020 11h50
Jakson Charles fala da importância do Portal da Covid-19 e explica projeto do Executivo sobre o Issa

Jakson Charles fala da importância do Portal da Covid-19 e explica projeto do Executivo sobre o Issa

O vereador Jakson Charles (PSB), na sessão ordinária desta terça-feira (16.jun), comentou sobre o lançamento, por parte da Prefeitura, do Portal da Covid-19. O serviço oferece informações e dados sobre a evolução da doença, em tempo real. Disse também que o prefeito Roberto Naves (PP) informou sobre a chegada de mais 12 respiradores, “então Anápolis passa de 33 para 45 leitos de UTI”.

Jakson criticou o que classificou de “investimento pífio” na saúde por parte de governos anteriores no âmbito federal. “É fácil chegar agora nessa situação complexa de pandemia e cobrar. Quantas UTIs tínhamos? Faltou investimentos dos governos anteriores”, lamentou. O vereador ressaltou que os governos devem ter a responsabilidade de investir na área da saúde.

Outro dado importante divulgado por Jakson Charles refere-se à pesquisa publicada esta semana, que aponta Anápolis com aproximadamente 30 mil pessoas que já contraíram a Covid-19 e adquiriram imunidade, “um trabalho em parceria dos governos municipal e federal”. 

ISSA
Por fim o vereador comentou sobre a situação do Instituto de Seguridade Social de Anápolis (Issa). Segundo ele, em 2017 o instituto contava com fundo de R$ 48 milhões e, nos dias atuais, de R$ 140 milhões. “Esta é a comprovação de que o atual governo trabalhou para reerguer e dar sustentabilidade ao Issa”, comentou.

Sobre projeto do Executivo que busca autorização legislativa para suspensão do recolhimento, no período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2020, das contribuições previdenciárias patronais ao regime próprio da Previdência, Jakson Charles explicou que não se trata de “ideologia do prefeito, mas apenas convalidando lei federal de uma ação dos governos federal e estadual e várias cidades”.

Segundo ele, o objetivo é que, caso haja necessidade de fazer aporte do município, não incorra em prática de improbidade administrativa. O impacto foi provocado pela pandemia da Covid-19, devido o aumento de dispêndio público na área da saúde. “Não significa que não vai pagar. O pagamento será feito de qualquer forma”, conclui Jakson Charles.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: