Jakson Charles explica andamento de obra, caso na saúde e fala sobre portaria da enfermagem

por Marcos Vieira publicado 22/08/2023 11h21, última modificação 22/08/2023 11h21
Jakson Charles explica andamento de obra, caso na saúde e fala sobre portaria da enfermagem

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (22.ago), o vereador Jakson Charles (PSB), líder do prefeito na Câmara, respondeu demandas apresentadas durante a sessão.

A primeira delas foi sobre a não realização de cirurgia em um morador da cidade. Segundo Jakson, o caso é de alta complexidade, de responsabilidade do Estado, portanto se houve alguma falha, foi da Regulação. Ele frisou que a cirurgia tem uma particularidade, que é a necessidade de uso de um material classificado como OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais).

Jakson também disse que ao contrário do que foi dito, a obra de contenção de erosão no Jamil Miguel não está paralisada. “A primeira etapa é o lado da Santa Rita. A empresa agora está do outro lado para resolver a captação pluvial. Após isso será feito o gabião”.

O vereador também falou sobre a crítica de retirada de asfalto em trecho de rua próximo à obra. “Para fazer a galeria precisa tirar o asfalto. E depois de concluído o trabalho, será feito o recapeamento”, explicou.

Jakson Charles também retomou o assunto sobre a ausência de Anápolis na portaria 1.135 do Ministério de Saúde, publicada no dia 16 de agosto, que estabelece os critérios e procedimentos para o repasse da assistência financeira complementar destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

“Ontem [21/8] foi encaminhado para o Ministério da Saúde uma nota técnica assinada pelo Conasems [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde] e pelo Cosems-GO [Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás], pedindo explicações do porquê algumas cidades não entraram na portaria”, discursou o vereador.

“A Secretaria Municipal de Saúde, junto com as demais, está na mesma situação buscando a resposta correta. É importante que nós, vereadores, secretários, prefeitos e governadores possam estar juntos buscando essa resposta”, concluiu.

registrado em: ,