Jakson Charles destaca projeto de sua autoria que moderniza lei dos taxistas em Anápolis

por Marcos Vieira publicado 06/06/2022 11h35, última modificação 06/06/2022 11h33
Foi aprovado na sessão desta segunda-feira (6.jun) o projeto de lei do vereador Jakson Charles (PSB) que atualiza lei de 1984, que trata da regulamentação do serviço de táxi em Anápolis.
Jakson Charles destaca projeto de sua autoria que moderniza lei dos taxistas em Anápolis

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, Jakson citou as principais mudanças que vão acontecer a partir da sanção da lei: será ampliada de oito para até dez anos a idade do veículo a ser utilizado pelos taxistas na cidade, além de incluída mais cores permitidas para o serviço – hoje só está autorizada por lei a prata, mas o projeto inclui as cores preta, branca e cinza.

Jakson reforçou que as mudanças darão fôlego à categoria, que sofreu perdas consideráveis com a pandemia da Covid-19 e também com a entrada no mercado dos motoristas de aplicativo. Mais recentemente, a alta dos combustíveis apertou ainda mais o cinto para os taxistas.

O avanço da frota para até dez anos dá uma margem maior para que os taxistas troquem seus veículos. Ou seja, evita que alguns tenham que adquirir um novo carro em um momento de crise econômica. “É de fato um fôlego para que eles sigam trabalhando”, reafirma Jakson.

A lei não muda em um aspecto: a fiscalização continua a mesma quanto às condições do veículo para uso como táxi, obedecendo às questões mecânicas e de segurança do passageiro.

Trânsito
Líder do prefeito, Jakson também trouxe respostas na tribuna para levantamentos feitos pelos colegas. Ele falou sobre observação feita por João da Luz (PSC) sobre o Plano de Mobilidade.

“Quero fazer um convite especial ao vereador João da Luz. Dia 21 de junho acontece no auditório do Parque Ipiranga a última audiência que tratará do diagnóstico para confecção do Plano de Mobilidade da nossa cidade. A prefeitura está divulgando isso nas redes sociais, canais de TV e na rádio. O município tem cumprido com seu papel administrativo e quero cumprimentar [o presidente da CMTT] Fernando Cunha por ter dado andamento a essa questão”, disse Jakson.

Saúde
Sobre o discurso do vereador Jean Carlos (União), que tratou da entrada de uma OS para gerir a UPA da Vila Esperança, e a consequente transferência de servidores efetivos para outras unidades, Jakson Charles disse que o comunicado das transferências feito no Diário Oficial foi precedido por reuniões.

“Então não foi feito nada a toque de caixa. As transferências tem o objetivo de levar servidores efetivos para substituir os credenciados. A UPA não ficará desguarnecida. O serviço de atendimento da UPA está bom? Prefeito disse que não estava satisfeito com determinadas questões. Ele está tomando as medidas, mas quando toma não pode, porque é falta de respeito, de consideração, de humanização. Existe a necessidade de melhoria no atendimento da saúde em Anápolis. Ao mesmo tempo é importante reduzir custos e gastos. Os credenciados serão substituídos por efetivos em outras unidades”, explicou.

“Todas as mudanças na vida do ser humano trazem transtornos e consequências. Ao tomar uma decisão se contraria A ou B, mas é importante que isso ocorra”, continuou Jakson, que se comprometeu a levar o secretário municipal de Saúde, Júlio Spindola, à sessão para fazer uma avaliação da entrada da OS na UPA.

“O objetivo maior é fazer com que o atendimento da saúde melhore. Podemos até errar, mas algo está sendo feito. E além do mais, toda mudança compete ao Executivo, que tem obrigação de fazer algo”, argumentou Jakson.

registrado em: ,