Jakson Charles destaca mudanças positivas no Plano Nacional de Imunização

por Marcos Vieira publicado 07/06/2021 13h28, última modificação 07/06/2021 13h28
Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (7.jun), o vereador Jakson Charles (PSB) falou sobre a mudança no Plano Nacional de Imunização (PNI), que passou a reservar 70% das doses de vacina contra a Covid-19 ao público em geral, algo defendido por ele em pronunciamento no dia 10 de maio.
Jakson Charles destaca mudanças positivas no Plano Nacional de Imunização

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

“Quero falar do poder que é o bom uso dessa tribuna por parte de nós, dos efeitos positivos e negativos que isso pode trazer para a sociedade. Claro que tenho convicção e humildade de entender que não foi somente minha fala de 10 de maio que mudou o Plano Nacional de Imunização, mas tenho convicção que nossa fala foi escutada pelos secretários municipais, secretários estaduais, pelos prefeitos e governadores, que se uniram em todo o país defendendo a mesma tese”, iniciou o vereador.

Segundo Jakson, as críticas feitas por ele tinham como objetivo mostrar o equívoco que estava sendo reservar todas as doses para as pessoas com comorbidades. “Destaquei naquele momento que a falta de estrutura humana para fornecer relatório em tempo hábil para a pessoa vacinar estava deixando doses em estoque em todo o país”.

O vereador defendeu a ampliação da vacinação para outros grupos, sem desmerecer ou deixar de dar a atenção necessária a quem tem comorbidade.

Jakson questionou os critérios para definir os grupos prioritários no Brasil. “Cito motoristas de ônibus e pergunto por que eles não estão nesse grupo? Bancos e cooperativas financeiras não pararam de trabalhar: os bancários não deveriam ser prioridade na vacinação? Os supermercados não fecharam um dia, então os operadores de caixas estão em risco o tempo inteiro”, disse o vereador.

registrado em: ,