Jakson Charles defende atualização da tabela do SUS e o piso nacional dos profissionais da enfermagem

por Marcos Vieira publicado 19/09/2022 11h25, última modificação 19/09/2022 12h01
O vereador Jakson Charles (PSB) falou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (19.set), sobre o piso nacional da enfermagem, cuja lei foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele chamou a atenção para o uso eleitoreiro da causa.
Jakson Charles defende atualização da tabela do SUS e o piso nacional dos profissionais da enfermagem

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

“Uma das coisas que repudio na política é usar conflitos na sociedade para angariar votos. Nesse momento tem movimento em frente à prefeitura, capitaneada por um vereador despreparado, que deveria estar trabalhando e está na rua”, disse Jakson.

O vereador ressaltou que é incontestável o direito e o merecimento dos profissionais da enfermagem em receber o novo piso, mas que essa luta precisa ser feita de maneira correta. Jakson explicou que a suspensão do STF ocorre pela falta de indicação da fonte de recurso. Um dos caminhos para se resolver isso seria garantir mais verbas para a saúde, que poderia ocorrer através da atualização da tabela do SUS.

“Ninguém mencionou nesse debate o veto do artigo 15-D da lei do piso da enfermagem. Um veto para confundir tudo. O governo federal vetou a forma de ajuste. Eu não vi ninguém subir na tribuna e falar sobre isso. Como o cidadão vai pagar um piso se ele recebe uma merreca para fazer uma cirurgia de joelho, fazer um procedimento ginecológico?”, argumentou Jakson.

“Temos que fazer política com responsabilidade, não é fazendo de forma desorganizada. O que a prefeitura tem a ver com suspensão de piso pelo STF? Inclusive, o prefeito já fez previsão orçamentária para caso aprovado, tenha com bancar esse novo piso. Não se pode colocar em conflito os profissionais da enfermagem e a sociedade”, disse o vereador.

registrado em: ,