Jakson Charles cita “momento difícil” e fala em responsabilidade ao tratar de reposição salarial de servidores

por Marcos Vieira publicado 24/02/2026 11h14, última modificação 24/02/2026 11h14
Jakson Charles cita “momento difícil” e fala em responsabilidade ao tratar de reposição salarial de servidores

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Allyne Laís)

Em discurso na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (24.fev), o vereador Jakson Charles (PSB) afirmou que Anápolis, assim como outras cidades, está vivendo um “momento muito difícil” – ele proferiu a frase para introduzir o debate sobre a reposição salarial dos servidores públicos.

“Eu diria que a situação disso foram ações, foram medidas tomadas lá no passado de forma a não pensar no futuro. Não quero aqui dizer que servidor não tem direito e não merece, pois presta serviço relevante para a cidade. O problema é fazer cortejo com chapéu alheio. E isso foi feito”, disse Jakson.

Segundo o vereador, quando “instauramos o Plano de Cargos e Vencimentos nesta cidade, sem fazer um estudo para avaliar o déficit atuarial futuro, não pensamos no servidor”. “Fomos irresponsáveis e pensamos no nosso umbigo, em resolver o problema eleitoreiro naquele momento”, completou.

Jakson afirmou que valorizar o servidor “não é apenas o ajuste [salarial], mas é pagar em dia [o salário] e garantir a aposentadoria”. Segundo ele, fazer gestão financeira adequada é garantir pagamento em dia e isso é valorizar o servidor.

“Quero aqui fazer uma declaração de público: não estou fazendo apenas uma defesa do prefeito, mas do município. É obrigação minha desgarrar das questões pessoais e assumir meu compromisso como vereador”, discursou o vereador.

Jakson disse ainda que garante que existe uma “máfia dos atestados” na cidade. “E ela precisa ser combatida. São pessoas que dão e que compram atestados. Temos que ajudar a gestão a resolver os problemas”, ressaltou o vereador.

Ainda sobre a reposição salarial, Jakson comentou que “o problema vai chegar aqui nessa Casa, por conta de ações e atitudes feitas sem pensar”. “Vai deixar a Câmara numa situação difícil quando ela não puder dar o aumento que o servidor merece. E temos que mostrar isso ao servidor. O discurso não pode ser fácil, ele tem que ser responsável”, disse.

“Meu discurso aqui não é defesa de governo, mas em defesa do município, do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Não sou contra servidor, eu tenho uma irmã servidora. E quando eu tomo essa atitude, eu estou do lado do servidor”, falou o vereador.

 

registrado em: ,