Jakson Charles chama a atenção para o corte de verbas de custeio das universidades públicas

por Marcos Vieira publicado 19/10/2022 11h20, última modificação 19/10/2022 11h17
Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (19.out), o vereador Jakson Charles (PSB) chamou a atenção para o corte de verbas de custeio das universidades públicas.
Jakson Charles chama a atenção para o corte de verbas de custeio das universidades públicas

Vereador Jakson Charles, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

“Hoje quero chamar a atenção de todos os vereadores, de toda a classe política, para que haja uma mobilização, uma conscientização. Quando a gente vê aquilo que entendemos não acontecer. Pelo menos eu entendo e vejo em todos os discursos políticos, todos dizem a mesma coisa, dizem que a educação é a base de tudo, que determina o caráter do cidadão e o futuro da nação”, iniciou Jakson.

“Quero fazer um apelo. Quando a gente vê uma manchete de jornal anunciando a precariedade do ensino. Os cortes nas universidades federais, que elas estão com seu teto caiando por falta de investimento. Alunos de tempo integral não tem restaurante para se alimentarem. A gente se preocupa não é com o meu filho ou o filho do cidadão, mas sim com o futuro da nação”, afirmou o vereador.

Para Jakson esse contingenciamento emperra o ensino no Brasil e precisa preocupar a todos. Segundo ele, os dois presidenciáveis não estão mostrando seus planos de governo, o que prejudica o debate eleitoral.

O vereador voltou a demonstrar preocupação em relação aos cortes na educação. “Eu pergunto, sem levar para o campo político: isso é normal, isso é certo? Temos que ficar calados?”, argumentou.

“Eu tenho acompanhado de perto a falta de investimentos na educação em âmbito federal. Graças a Deus temos prefeitos e governadores comprometidos, mas existe limite para cada um e a responsabilidade para formação das pessoas é a universidade. É de lá que saem todas as profissões que são responsáveis para o futuro do nosso país. Se os governantes não investirem na educação com responsabilidade, pensando não apenas na política, o que será do Brasil?”, afirmou Jakson.

Para o vereador, esse contingenciamento na educação é crime, além de uma clara “falta compromisso com a nação”. “O governo federal, seja quem for, tem de ter responsabilidade, precisa dar condições para professores e alunos. Estou sendo zeloso no meu discurso porque estamos vivendo um momento dividido no país, estamos com dois campos de batalha, mas não vou me calar diante dos problemas e o povo brasileiro precisa de defesa”.

“Quero que a classe política se posicione, não pode se calar, mesmo sendo período eleitoral. As coisas estão acontecendo e precisa de uma intervenção política”, completou Jakson.

O vereador também falou, com ironia, sobre o “grande presente” recebido pela população de Goiás, de aumento de 7,22% na tarifa da energia elétrica. “Um aumento concedido pela Aneel a uma empresa incompetente. E quem paga com isso mais uma vez é a população”, finalizou.

 

 

 

registrado em: ,