Jakson Charles avalia avanços na gestão das UBSs sob a administração da Funev

por Orisvaldo Pires publicado 20/03/2024 12h15, última modificação 20/03/2024 12h13
Jakson Charles avalia avanços na gestão das UBSs sob a administração da Funev

Jakson Charles avalia avanços na gestão das UBSs sob a administração da Funev

Na sessão ordinária desta quarta-feira (20.mar) o vice-presidente e líder do prefeito na Câmara, vereador Jakson Charles (PSB) analisou como positivo o balanço do primeiro mês da gestão da Fundação Universitária Evangélica (Funev) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos diversos setores da cidade.

Segunde ele, a avaliação dos primeiros 30 dias de administração das UBSs, divulgada pelo prefeito Roberto Naves esta semana, revelam que houve evolução na realização de consultas, atendimentos médicos, odontológicos, entre outros. “Revela que aquilo que avaliamos no início está dando certo. Hoje todas as UBSs têm as presenças de médicos, que não tinha antes”, explicou.

Jakson Charles lembrou que uma demanda judicial impedia que a prefeitura pudesse fazer essas contratações mas, agora, superada essa limitação, o município, por meio da contratação da Funev, garante o funcionamento adequado das unidades e, consequentemente, o atendimento das pessoas.

O vice-presidente falou ainda sobre a situação do Terminal Rodoviário de Anápolis Josias Moreira Braga que, há algumas semanas, teve sua gestão repassada pelo Governo Estadual à Prefeitura de Anápolis. “Após receber aquele equipamento público, o município tomou as providências, promoveu a licitação para a contratação imediata de uma empresa especializada para gerir a rodoviária”, disse.

Como não havia previsão orçamentária para essa demanda em 2024, o processo burocrático foi executado em regime de urgência e, em 28 de fevereiro, foi publicado Edital da licitação e, agora, o processo está em fase de assinatura de contrato.

Sobre as manifestações em defesa de alterações no Plano Diretor, Jakson Charles comentou que há situações de bairros mais distantes, que não contam com infraestrutura adequada para atender as pessoas com equipamentos públicos. Segundo ele, bairros nessa situação podem ser atendidos por equipamentos de bairros limítrofes ou fronteiriços.

O vereador analisou sobre um exemplo dado por um colega, com a cobrança de construção de uma UBS no bairro Boa Esperança. Jakson Charles lembrou que, neste caso, os moradores podem buscar bairros próximos, como o Campos Elíseos, que possuem equipamentos públicos. E explicou que, segundo normas do Ministério da Saúde, para implantar uma UBS o bairro tem que atender alguns critérios, como o número de habitantes.

(Foto – Ismael Vieira)

registrado em: