Jakson Charles afirma que médicos determinam onde pacientes com covid-19 devem ser tratados

por geovana — publicado 11/05/2020 11h36, última modificação 11/05/2020 11h36
Jakson Charles afirma que médicos determinam onde pacientes com covid-19 devem ser tratados

Jakson Charles afirma que médicos determinam onde pacientes com covid-19 devem ser tratados (Foto: Geraldo Fleury)

Último orador da sessão de segunda-feira (11.mai), Jakson Charles (PSB), esclareceu sobre questionamento de seus pares na tribuna nesta manhã.

O líder do prefeito Roberto Naves na Casa explicou que existem três categorias de UTIs na cidade, como as utilizadas para casos gerais, casos normais e para pacientes do covid-19, para todos que fazem parte da Região Pirineus. “Anápolis também faz parte desta região. Temos disponíveis 14 leitos disponíveis para atendimento, que atualmente ainda contém vaga. Temos leitos bancados pela Prefeitura Municipal que podem ser utilizados para casos de covid-19”, falou.

O vereador falou ainda sobre a segunda morte de paciente com covid-19 em Anápolis. De acordo com o vereador, o caso seguiu protocolo clínico médico. “São os médicos que definem para onde o paciente será transferido. Considerando as comorbidades do paciente, foi transferido para uma unidade em Goiânia, mas poderia ter sido atendido na Unidade Norma Pizzani. O mais importante, é que este paciente teve atendimento e total assistência. Ele foi encaminhado de acordo com a decisão médica”, afirmou.

Jakson contou que o município conta hoje 33 leitos disponíveis para atendimentos de pacientes com covid-19.e que não compete ao prefeito ou governador decidir onde o paciente será tratado. “A determinação é dos médicos”.

O vereador lamentou pela morte do paciente. “Estamos lutando para que não tenha mais nenhum caso de óbito na cidade. Peço apoio da população para que faça sua parte, com distanciamento social e uso de máscara”, solicitou.

O parlamentar finalizou seu discurso contando que o prefeito Roberto Naves deve anunciar os procedimentos para testes rápidos na cidade. “Procuramos testes mais seguros para aplicação dos testes rápidos na cidade”,  concluiu.

registrado em: ,