Inaugurada Galeria Vilma Rodrigues com projetos apresentados pela vereadora

por fernanda — publicado 14/03/2019 11h50, última modificação 18/03/2019 10h17
Inaugurada Galeria Vilma Rodrigues com projetos apresentados pela vereadora

Inaugurada Galera Vilma Rodrigues com projetos apresentados pela vereadora

Na manhã desta quinta-feira (14.mar) foi inaugurada a Galeria Vilma Rodrigues na Câmara Municipal. A iniciativa foi da vereadora Thaís Souza (PSL) com respaldo da mesa diretora. O presidente da Casa Leandro Ribeiro (PTB) destacou que a homenagem é um reconhecimento pela atuação de Vilma Rodrigues enquanto ela exerceu mandato parlamentar na Casa.

"É o mínimo que podemos fazer para documentar a memória da nossa saudosa Vilma Rodrigues. Aprendemos muito com ela, principalmente sobre amor ao próximo e importância de levar a vida com espírito solidário", disse Leandro Ribeiro.

Thaís Souza, além de vereadora, era amiga pessoal de Vilma Rodrigues. Sua intenção em idealizar a galeria foi ressaltar a colaboração da parlamentar com a cidade, principalmente nas áreas de saúde e social, enquanto esteve na Câmara Municipal.

"Ela se dedicou em aprovar matérias que beneficiem o tratamento de pacientes com câncer na cidade e também de acolhimento a idosos. A Dona Vilma é um exemplo a ser seguido por todos nós. Tenho certeza que ela jamais será esquecida".

A maioria dos vereadores, familiares de Vilma Rodrigues e o prefeito Roberto Naves (PTB) participaram da inauguração. O chefe do Executivo ressaltou que muitas pessoas acreditavam que o sucesso eleitoral da vereadora Vilma advinha do trabalho que seu filho, delegado Manoel Vanderic, desenvolvia na cidade.

"Mas ficou comprovado que a vitória nas urnas de Vilma não era fruto do Manoel Vanderic, mas Manoel Vanderic era fruto de Vilma Rodrigues e tenho certeza que ele se orgulha muito de ser reconhecido por isso. Dona Vilma era inabalável, com ela também aprendi a importância de manter a paixão pelo social, pelo terceiro setor. Eu, assim como a primeira dama, Vivian, devemos muito pela dedicação da vereadora pela social. Ela era incansável na busca de melhorias para essas pessoas", destacou o prefeito.

Vilma

Hoje, dia 14 de março, completa-se um ano de morte da vereadora  Vilma Rodrigues. Para homenagear a vereadora Câmara Municipal vai inaugurar uma Galeria Vilma Rodrigues com as sete leis apresentadas e aprovadas por ela durante o tempo que exerceu seu mandato no Legislativo.

A galeria ficará por um tempo no plenário da Casa, em seguida será levada para exposição permanente na sala de reuniões, localizada ao lado do gabinete da presidência.

Vilma Rodrigues morreu aos 57 anos no dia 14 de março de 2018 após um mês e meio de internação no Hospital Araújo Jorge em Goiânia. A vereadora tinha sido  diagnosticada com um craniofaringioma, um tumor benigno localizado na base do cérebro, em uma região muito delicada.

Vilma foi eleita pelo PSC com 3.557 votos em sua primeira eleição disputada, em outubro de 2016. Ela entrou para história política da cidade como a mulher mais bem votada entre todas as eleições municipais já realizadas.

No ranking geral, Vilma Rodrigues é a segunda vereadora que conseguiu mais votos em uma eleição, ficando apenas atrás do recordista, Antônio Roberto Gomide (PT), que em 2016 somou 11.647 votos. Hoje Gomide é deputado estadual.

Vilma era conhecida pela sua irreverência,  bom humor e espírito de caridade. Tinha como marca registrado a sua risada e sua dedicação por ajudar os mais pobres, principalmente idosos.

Além de vereadora, Vilma era cozinheira de mão cheia, escreveu livros sobre culinária e, como radialista, participava do Jornal da Tarde da Radio Manchester ao lado de Eurípedes Cândido, que também morreu no ano passado.

A vereadora deixou dois filhos e um neto. O seu legado de caridade foi passado para o filho Manoel Vanderic Filho que, além de ser reconhecido pela sua atuação como delegado de Polícia Civil, também pauta sua vida se dedicando em ajudar os mais pobres, com foco no trabalho social voltado para idosos e doentes carentes.