Hélio Araújo diz que autosserviço em postos pode extinguir 500 mil postos de trabalho no Brasil

por Marcos Vieira publicado 11/05/2022 14h46, última modificação 11/05/2022 14h46
O vereador Hélio Araújo (PL) repercutiu na tribuna, na sessão desta quarta-feira (11.mai), uma decisão de um juiz em Santa Catarina que autorizou uma empresa da cidade de Jaraguá do Sul, que administra postos de combustíveis, a realizar o autosserviço de abastecimento.
Hélio Araújo diz que autosserviço em postos pode extinguir 500 mil postos de trabalho no Brasil

Vereador Hélio Araújo, do PL (Foto: Ismael Vieira)

O vereador, que é presidente do Sinpospetro-GO (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado de Goiás), disse que existe uma lei no Brasil, com o número 9.956, de 2000, que proíbe o funcionamento de bombas operadas pelo próprio consumidor nos postos de abastecimento de combustíveis.

Além disso, Hélio disse que não se pode autorizar o autosserviço sem antes realizar um amplo debate, sobretudo porque a medida representa o fim de 500 mil postos de trabalho no Brasil. “Só em Goiás são 15 mil frentistas”, completou.

O vereador citou as perdas sociais do avanço da tecnologia, como por exemplo a extinção dos cobradores dentro dos ônibus do transporte público; explicou que defende a modernização, mas evidenciou o debate para que não haja perdas ao cidadão.

“Querem ceifar mais de 500 mil frentistas. Fico triste. Não sou contra o autosserviço, mas é preciso que haja discussão. Todo ano vem parlamentar tentando derrubar a lei. Não é bom para o trabalhador e nem para o setor patronal essa extinção, que precariza o atendimento ao consumidor”, concluiu.

registrado em: ,