Gomide critica administração municipal pelo fechamento de núcleos do Peti

por marcos — publicado 19/04/2017 13h49, última modificação 19/04/2017 13h49
Gomide critica administração municipal pelo fechamento de núcleos do Peti

Gomide critica administração municipal pelo fechamento de núcleos do Peti

Ao usar a tribuna na sessão desta quarta-feira (19.abr), o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão municipal atual investir em núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ocupando as crianças no contraturno da escola.

Segundo Gomide, o investimento no desenvolvimento social e educação precisa ser frequente, sob pena de comprometer ainda mais, no futuro, a segurança pública. “Já estou vendo crianças pedindo [esmola] na Avenida São Francisco. Crianças na Avenida Fernando Costa vendendo alguma coisa”, exemplificou.

O vereador criticou o fechamento de núcleos do Peti, obrigando que as crianças moradoras desses locais sem assistência do programa sejam deslocadas para bairros distantes, gerando preocupação nos pais. “Não podemos deixar as crianças do Bairro Santos Dumont irem para o núcleo da Vila Jaiara. Demora, elas saem de casa às 7h e logo precisam voltar para ir à escola à tarde”.

Gomide citou ainda outros deslocamentos: do Summerville para o Bairro de Lourdes e do Setor Industrial para o núcleo do Peti na Vila Formosa. “Estamos bem posicionados e a prefeitura tem a responsabilidade de fazer uma gestão para todos, que olhe para os 400 bairros. Temos que ter crescimento econômico, mas desenvolvimento social”, discursou.

Para o petista, Anápolis não pode ser uma cidade rica, que contribui com 12% do PIB goiano, mas que tem um povo pobre. O investimento na área social é fundamental para a mudança dessa realidade, mas há necessidade também de cobrar do Estado suas obrigações, como o investimento em segurança.

Gomide disse que Anápolis atravessa sua pior crise em termos de escalada da violência, mas não há uma contrapartida do governo estadual na mesma proporção da importância econômica da cidade. “O que temos visto nos últimos 20 anos é uma diminuição sistemática da estrutura da Polícia Civil e do efetivo da PM”.

registrado em: ,