Frente Parlamentar pela Fiação Segura solicita informações sobre fiscalização da Equatorial de empresas de telefonia e internet

por Marcos Vieira publicado 24/09/2025 12h06, última modificação 24/09/2025 12h06
Frente Parlamentar pela Fiação Segura solicita informações sobre fiscalização da Equatorial de empresas de telefonia e internet

Vereadores durante a primeira reunião da Frente Parlamentar pela Fiação Segura (Foto: Allyne Laís)

A Frente Parlamentar pela Fiação Segura da Câmara Municipal de Anápolis definiu suas primeiras ações em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24.set), sob a coordenação do vereador Jean Carlos (PL).

O primeiro passo consiste na coleta de dados. Um ofício será enviado à Equatorial, solicitando informações sobre as empresas de telecomunicações autorizadas pela concessionária a utilizar os postes de Anápolis. Também será requisitada a prestação de informações sobre a fiscalização dessas empresas e a quantidade de equipes que atuam na poda de árvores.

Outro ofício será encaminhado à Prefeitura de Anápolis, pedindo dados sobre as empresas legalmente constituídas no município que atuam nos setores de telefonia e internet. A CMTT também será oficiada para fornecer informações sobre os limites de circulação de caminhões de grande porte nas vias da cidade.

A Frente Parlamentar também comunicará ao Ministério Público de Goiás (MPGO) sobre os trabalhos do colegiado, convidando o órgão para participar de uma reunião prevista para a próxima semana. O encontro deve contar com a presença de representantes da Equatorial, da administração municipal e das principais empresas de internet da cidade.

“Vamos cobrar ações de fiscalização e monitoramento, identificar quem de fato está autorizado a utilizar os postes e se há permissão para sublocação”, afirmou Jean Carlos. O coordenador informou ainda que a Frente Parlamentar está estudando as atribuições das agências reguladoras na fiscalização do contrato da Equatorial.

Participaram dessa primeira reunião a presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende (Avante), e os vereadores Wederson Lopes (UB), Cleide Hilário (Republicanos), Policial Federal Suender (PL), Frederico Godoy (Agir), Elias do Nana (PSD) e Seliane da SOS (MDB).

O vereador Wederson Lopes foi escolhido como relator da Frente Parlamentar pela Fiação Segura.