Frederico Godoy fala sobre Setembro Verde, mês de conscientização dos direitos da pessoa com deficiência

por Marcos Vieira publicado 14/09/2021 13h29, última modificação 14/09/2021 13h29
O vereador Frederico Godoy (SD) falou na tribuna, na sessão desta terça-feira (14.set), sobre o Setembro Verde, mês de conscientização para os direitos das pessoas com deficiência.
Frederico Godoy fala sobre Setembro Verde, mês de conscientização dos direitos da pessoa com deficiência

Vereador Frederico Godoy, do SD (Foto: Ismael Vieira)

Ele citou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei de 2005 que promove condições de igualdade das pessoas com deficiência, visando inclusão social e cidadania. “Embora a legislação proponha a inclusão, os desafios são muitos ainda”, ressaltou o vereador.

Godoy frisou a conscientização da Câmara Municipal quanto à inclusão e acessibilidade, com uma sede com piso tátil, placas em brailes e sem obstáculos para pessoas com dificuldade de locomoção ou cadeirantes. “É o único prédio público 100% acessível na cidade”, comentou.

Frederico Godoy destacou ainda que é crime recusar ou suspender matrícula de estudante por causa de deficiência. Ele lamentou declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que propôs a segregação das crianças com deficiência. “Isso em um país que assegura o direito à educação a todos”.

O vereador informou que fará campanhas de conscientização durante o mês de setembro. No sábado, na Praça Dom Emanuel, haverá a distribuição de panfletos. Além disso, Godoy pretende acompanhar o Procon na fiscalização de empresas, que pelo número de funcionários, são obrigadas por lei a contratarem deficientes.

O vereador também defendeu o esporte como forma de integração social. “Vou ajudar na volta do time de basquete da ADA [Associação de Deficientes de Anápolis]. Foi uma promessa de campanha minha”, disse Frederico Godoy, destacando o desempenho dos atletas paralimpícos nos Jogos de Tóquio.

registrado em: ,