Ex-vereador José Borges recebe título de cidadania anapolina

por geovana — publicado 06/11/2019 15h25, última modificação 06/11/2019 16h09
Ex-vereador José Borges recebe título de cidadania anapolina

Ex-vereador José Borges recebe título de cidadania anapolina

O ex-vereador José Borges se tornou cidadão anapolino em Sessão Solene realizada na noite de terça-feira (05.nov). O título foi outorgado por iniciativa do vereador Lisieux José Borges (PT), filho do homenageado.

A solenidade contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do ex-vereador.

 

Lisieux José Borges comentou que falar sobre o pai é uma missão difícil, pois seu exemplo deixou um legado na cidade. “É uma honra muito grande, mas não é fácil como parece. Sua trajetória deixou marcas na cidade, sua postura moral e ética deixa uma responsabilidade muito grande também. A essência dele é humanitária. Sempre atendendo a todos. Eu já tive oportunidade de homenageá-lo como um dos grandes vereadores, que ajudou a construir nossa Lei Orgânica Municipal. Esta data é bastante oportunidade. Ele é um cidadão reconhecido por toda a cidade e hoje ele recebe o direito de ser cidadão anapolino. Estou muito orgulhoso”, declarou o petista.

 

A filha Libertat Borges Bittencour disse que todas as lembranças de seu pai são sobre Anápolis. “Ele chegou na cidade ainda bebê, e foi criado aqui. Acredito que esta homenagem de hoje é uma honra, pois meu pai é um exemplo de pessoa, em todos os âmbitos, e campos que ele viveu. Ele possui um nível de compaixão enorme. Sempre viveu para servir. Quem teve a graça de trocar uma experiência com ele sabe do que estou falando”, pontuou.

 

Para o vereador Domingos Paula (PV), José Borges é um exemplo para todos os parlamentares. “Os vereadores devem se inspirar em suas ações. José Borges realizou um trabalho social invejável na cidade. Ele já é um cidadão anapolino, faltava apenas este documento oficializando”, contou.

 

Presente na solenidade, o Deputado Coronel Adailton (PP) disse que a homenagem é merecida. “Eu jamais imaginei que o senhor José Borges não era anapolino. Sempre tive uma admiração muito grande por ele. Todo o seu carisma, sua honestidade e caridade merecem reconhecimento. Parabéns aos vereadores pela iniciativa”.

 

O mais novo cidadão anapolino, José Borges, que nasceu em Jaraguá e mudou-se para Anápolis com menos de um ano, ressaltou que a homenagem chegou para coroar sua trajetória. “Estou muito feliz. Estive como vereador por três mandatos e segui tentei agir da melhor maneira. Tivemos a iniciativa de criar a primeira Lei Orgânica Municipal no Brasil. Os jornais estão falando que fui o campeão de Emendas. Não sei se mereço a homenagem, mas me sinto muito honrado”, finalizou.

O vereador Alfredo Landim (PT) também prestigiou a solenidade.

Trajetória José Borges

 

José Borges nasceu em Jaraguá, no dia 24 de março de 1933. Mudou-se para Anápolis com a família no mesmo ano, com poucos meses de nascido. Em nossa cidade, ao longo de seus 86 anos de idade, completados em 2019, se tornou conhecido por uma efetiva ação caritativa.

Tem se dedicado a isto ao longo da sua vida. Particularmente no trabalho junto às pessoas em situação de pobreza extrema. Presta apoio material, espiritual e, sobretudo, encaminhando-as para a superação dessa condição.

Na juventude trabalhou como tipógrafo, tendo também atuado por vários anos no interior de Goiás como dentista prático.

Casado com Lourdes Barbosa Borges há quase sete décadas, eles têm sete filhos.

 Em face da sua inserção social e religiosa, José Borges também participou ativamente de diversos movimentos da Igreja Católica, contribuindo na formação espiritual de muitas gerações. Dentre os movimentos aos quais se dedicou, inclusive como dirigente, destacam-se: Cursilho de Cristandade, Encontro Conjugal, Curso de Noivos, Curso de Pais e Padrinhos, Treinamento de Liderança Cristã (TLC).

Foi eleito presidente do Serra Internacional em Anápolis, em 1988, associação vinculada à Obra Pontifícia das Vocações Sacerdotais, entidade na qual havia sido eleito vice-presidente em 1985. Ajudou a fundar Comunidades Eclesiais de Base em várias cidades e continua atuando como Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística.

            Em todo esse tempo, tem se dedicado de maneira especial à Sociedade São Vicente de Paulo como membro atuante e vocacionado ao serviço dos mais necessitados.

Como vicentino, participou do Conselho Metropolitano de Anápolis, tendo sido Presidente da Conferência São Contardo Ferrini. Eleito Presidente do Asilo São Vicente de Paulo, por dois mandatos consecutivos, esteve à frente dessa instituição por dez anos (de 1991 a 2001), período profícuo em que foi realizada reforma do prédio e inaugurada a Ala João José Ferreira.

Contribuiu com a fundação de Conferências Vicentinas em cerca de 25 cidades. Além disso, prestou serviço voluntário durante vários anos em instituições como Leprosário de Anápolis, Lar Monsenhor Pitaluga e Centro Comunitário Vicentino de Goiânia, entre outras. Ajudou a construir centenas de casas para os assistidos, além de creche, albergue noturno e centro comunitário.

 

            Em virtude do reconhecimento sobre essa atuação singular e coerente, foi eleito Vereador por três mandatos, sempre com expressiva votação em todos os pleitos dos quais participou (1989-1992, 1993-1996, 1997-2000).

Como vereador teve destaque na elaboração da Lei Orgânica do Município de Anápolis, promulgada em 1990, tendo apresentado o maior número de emendas ao projeto.

Por sua reconhecida atuação, recebeu a Medalha do Mérito Parlamentar, em 2000, em eleição promovida pela União dos Vereadores de Goiás (UVG). Devido aos relevantes serviços prestados à cidade, foi contemplado, pela Prefeitura de Anápolis, com a Comenda Gomes de Souza Ramos, em 2009. E pela Câmara Municipal de Anápolis com a Comenda Henrique Santillo em 2011.

Recebeu ainda, do Rotary Club de Anápolis, o diploma de Mérito Profissional, em 2009. Em 2018 foi agraciado pela Câmara Municipal de Anápolis com o Certificado Vereadora Vilma Rodrigues, pelo trabalho de defesa e proteção aos idosos em Anápolis.

Vai receber a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, na Assembleia Legislativa de Goiás, no próximo dia 18 de novembro. A propositura é do deputado Wagner Camargo Neto.

 Foto: Ismael Vieira