Em sessão solene, Câmara outorga medalha Dulce de Faria

por geovana — publicado 23/03/2018 15h05, última modificação 23/03/2018 15h13
Em sessão solene, Câmara outorga medalha Dulce de Faria

Em sessão solene, Câmara outorga medalha Dulce de Faria

Em uma solenidade emocionante, a Câmara Municipal de Anápolis outorgou a medalha Dulce de Faria na noite de quinta-feira (23.mar), no Teatro São Francisco. Os vereadores homenagearam 23 mulheres, que representam a força feminina da cidade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Amilton Filho (SD), que reconheceu a importância do trabalho das homenageadas, representando todas as anapolinas. “Essa medalha leva o nome de dona Dulce de Faria, que deixou um enorme legado na cidade, fazendo todas suas ações com muito amor, servindo de exemplo e contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade. Esta é uma homenagem da Câmara para todas as mulheres anapolinas. Cada nome foi escolhido de forma muito especial. Espero que todas se sintam homenageadas”, falou.

As vereadoras por Anápolis, Professora Geli Sanches (PT) e Thaís Souza (PSL) falaram da importância de representar as mulheres no Poder Legislativo. “Com certeza é uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo me sinto lisonjeada em representar e homenagear todas as anapolinas”, disse Thaís. Para Geli, as mulheres conquistaram seu espaço e podem fazer tudo o que desejarem. “Represento as mulheres na Casa com muita alegria, pois sei que as mulheres podem ocupar o espaço que temos direito na sociedade. Sempre digo que precisamos empoderar a mulher e hoje essas mulheres que estão aqui mostram que todas têm um potencial muito grande, e podem ocupar o espaço que quiserem”, declarou.

Mulheres que atuam em diversas áreas receberam a medalha que carrega o nome de Dulce de Faria, ex-primeira dama de Anápolis.

A titular da 1ª Promotoria de Justiça de Anápolis Adriana Marques Thiago discursou em nome das homenageadas e destacou ações de mulheres que, tal como Dona Dulce de Faria, se empenham pelo bem comum. “Recebemos essa honraria, pois nós mulheres atuamos em diversas áreas sem esperarmos nada em troca. Cito como exemplo mulheres que saem para trabalhar cedo para garantir o sustento de suas famílias, sem qualquer outra alternativa, mulheres que sofrem violência, mulheres que batalham por direitos iguais. São tantos exemplos de mulheres, que diariamente têm que batalhar por suas conquistas”, comentou.

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) falou em nome de seus pares, e recordou que a medalha Dulce de Faria carrega o nome de uma mulher que lutava pela população anapolina. “Sabemos das lutas das mulheres por igualdade. Quero ressaltar aqui que todas merecem respeito. Muitos já foram os desafios vencidos. Parabenizo minhas companheiras de mandato e lembro do nome de nossa querida Vilma Rodrigues, que fez com que todos os parlamentares abrissem seus horizontes quanto ao próximo. Parabenizo todas as homenageadas que, com garra e determinação, foram reconhecidas e tiveram seus nomes lembrados”, disse.

Presente na solenidade, o prefeito Roberto Naves, que estava acompanhado de sua esposa, Vivian Albernaz Naves, lembrou que esta medalha presta um grande serviço às mulheres anapolinas. “Gostaríamos nós homens realizar metade do que as mulheres conseguem fazer. Este evento visa fazer justiça, e posso afirmar que cada uma que está aqui é por muito mérito. Que o espírito de Dona Dulce faça parte de todas, para ampliarmos seus serviços prestados”, desejou.

Homenagem a Vilma Rodrigues

No final da cerimônia, o presidente Amilton Filho confessou que a cidade atravessou um mês muito difícil com a morte da vereadora Vilma Rodrigues. “Só quem conviveu com ela sabe de sua importância e de sua dedicação em suas causas. Dona Vilma tinha uma meta de vida, suas causas eram engajadas e tudo o que realizava, fazia com muito amor, independente de ser vereadora. É muito difícil descrever em palavras. Sentimos muita saudade”, falou o vereador.

Diante do público visivelmente emocionado, os vereadores e servidores apresentaram um vídeo com memórias de Vilma Rodrigues. Uma pequena homenagem que mostrava um pouco de sua trajetória, sua luta, sua imensa alegria e, principalmente, sua risada inesquecível.

Projeto

O projeto de lei que criou a Medalha Dulce de Faria é de autoria da ex-vereadora Gina Tronconi e foi aprovado por unanimidade dos votos em plenário no dia 2 de setembro de 2011. A Medalha Dulce de Faria também é uma homenagem à ex-primeira-dama de Anápolis, que foi casada com o ex-prefeito Anapolino de Faria em uma união que durou 60 anos. Carioca de nascimento, ela construiu em Anápolis sua história de vida. Destacou-se por sua personalidade marcante: mulher de fibra, coragem, carismática e sempre preocupada com o próximo, principalmente com as crianças. Criou o projeto Dom Bosco, que depois se transformou em Sociedade Dom Bosco, sendo considerado um dos melhores programas sociais do Estado de Goiás.

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS COM A MEDALHA DULCE DE FARIA

            

1

Américo Ferreira dos Santos

CONSIRENE RIBEIRO POLICARPO

PEDAGOGA E BACHAREL EM DIREITO / TRABALHOU 42 ANOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM ANÁPOLIS

2

Amilton Batista de Faria Filho

MARIA BENAVENUTA ALVES

ADVOGADA

3

Antônio Roberto Otoni Gomide

MARIA DE FÁTIMA ALVES

TÉCNICA DE ENFERMAGEM / PROPRETÁRIA DA BANCA DE DOCES EM FRENTE AO HOSPITAL MUNICIPAL

4

Deusmar Chaveiro de Oliveira

ANÉSIA ABRÃO CECÍLIO

COLUNISTA SOCIAL E RADIALISTA

5

Domingos de Paula

THAÍS GOMES DE SOUZA

VEREADORA

6

Elias Rodrigues Ferreira

JURACY DE ALCÂNTARA RIBEIRO

BACHAREL EM DIREITO E CIÊNCIAS SOCIAIS / DIRETORA DA ACIA

7

Jakson Charles de Oliveira Diniz Serbeto

MARY SHIRLEY OLIVEIRA SERBETO LOURENÇO

PEDAGOGA, PÓS-GRADUADA EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

8

Jean Carlos Ribeiro

SUELY RIBEIRO LIMA

PROFESSORA APOSENTADA DO MUNICÍPIO / VICENTINA / MEMBRO DA PASTORAL CARCERÁRIA

9

João César Antônio Pereira

CLÁUDIA MILENE CHAVEIRO DE OLIVEIRA

TEÓLOGA / ACADÊMICA DE FILOSOFIA / PASTORA DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO INTERNACIONAL

10

José Fernando de Paiva

DIANA FERREIRA ELIAS

IRMÃ FRANCISCANA DA DIVINA MISERICÓRDIA / DIRETORA DA CASA DE ACOLHIMENTO BETHÂNIA

11

Leandro Ribeiro da Silva

NEILA DE SOUZA MACHADO FERREIRA

ADMINISTRADORA / PÓS GRADUADA EM GESTÃO DE PESSOAS

12

Lélio Alves de Alvarenga

MARIA DA PENHA GOMES REZENDE

GRADUADA EM PEDAGOGIA E GESTÃO EDUCACIONAL

13

Lisieux José Borges

NEIDE APARECIDA MACHADO

PEDAGOGA E EMPRESÁRIA DA ÁREA DE PANIFICAÇÃO

14

Luiz Santos Lacerda

WÂNIA AIRES RODOVALHO GUIMARÃES

PROFESSORA / PROPRIETÁRIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BABIES

15

Luzimar Silva

DANIELLA CARDOSO SILVA

FUNCIONÁRIA PÚBLICA HÁ 17 ANOS / FORMADA EM ARTES PLÁSTICAS, GESTÃO PÚBLICA E TÉCNICA EM ENFERMAGEM

16

Maria Geli Sanches

EDIVALDA LEITE MORAIS DE CARVALHO

ESTILISTA

17

Mauro José Severiano

TÂNIA APARECIDA SILVA

ECONOMISTA / EX-DIRETORA DO SEBRAE ANÁPOLIS / SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

18

Pedro Antônio Mariano de Oliveira

CLAUDINA PEREIRA FERNANDES

DONA DE CASA

19

Raimundo Teles Santos

MARIELY RIBEIRO GODOY

FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO E TURISMO

20

Valdete Fernandes Moreira

MARLY MARIA SILVA

FUNCIONÁRIA PÚBLICA DA SAÚDE HÁ 30 ANOS

21

Thaís Gomes de Souza

MARIA DE FÁTIMA BATISTA

AGRÔNOMA / MESTRE EM FITOPATOLOGIA E VIROLOGIA / PHD EM VIROLOGIA DE PLANTAS / DEFENSORA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

22

Mesa Diretora

ADRIANA MARQUES THIAGO

TITULAR DA 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ANÁPOLIS / ATUA NAS ÁREAS CRIMINAL E TRIBUNAL DO JÚRI

 

 Foto: Ismael Vieira