Em sessão solene, Câmara homenageia mulheres com medalha Dulce de Faria

por Geovana de Bortole publicado 23/03/2023 22h11, última modificação 23/03/2023 22h11
Em sessão solene, Câmara homenageia mulheres com medalha Dulce de Faria

Foto: Geraldo Fleury

Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Anápolis realizou sessão solene para entrega da medalha Dulce de Faria a 28 mulheres que representam o desenvolvimento municipal.

O evento foi realizado na noite de quinta-feira (23.mar), comandado pelo presidente da Casa, vereador Domingos Paula (PV).

O presidente destacou que Dulce de Faria foi uma primeira-dama que deixou um legado importante para a cidade, que se sente honrado em fazer parte da entrega de uma medalha com o nome de uma mulher que marcou a trajetória de Anápolis.

O presidente lembrou ainda que o Poder Legislativo possui atualmente a maior bancada feminina da história, com cinco vereadoras: Andreia Rezende (SD), Cleide Hilário (Republicanos), Dra. Trícia Barreto (MDB), Seliane da SOS (MDB) e Thaís Souza (PP).

Em nome das vereadoras, Andreia Rezende, falou que a sociedade é composta por 52 por cento de mulheres e é preciso construir uma sociedade melhor para cada uma delas. A parlamentar também disse que esse evento encerra o evento das comemorações das mulheres na Casa. Andreia disse ainda que em toda a história da Câmara Municipal apenas 14 vereadoras foram eleitas. “Temos muitos projetos a favor das mulheres. São iniciativas voltadas para as mulheres anapolinas”, comentou.

O deputado Coronel Adailton (SD) ressaltou que as homenageadas fazem muito pela sociedade anapolina e reconheceu a sensibilidade dos vereadores de homenagear as mulheres.

Vivian Naves (PP) lembrou que recebeu essa honraria em 2017 e sabe da importância dessa honraria. “Dulce de Faria nos inspira enquanto primeira-dama e também como mulher, por todo seu legado”, declarou.

O prefeito Roberto Naves (PP) disse se sente alegre em participar desta homenagem, que marca cada mulher que recebe a honraria. “Essa é a coroação da vida de todas. Deus deu um dom a cada uma e que possam se dedicar cada dia mais ao seu trabalho e que sirvam de inspiração e exemplo para outras”, frisou.

Em nome das homenageadas, Elizete Jacinto da Silva Nascimento, emocionada, disse que a responsabilidade é incrível. “Sou muito grata a Deus em poder compartilhar essa medalha nesta data tão especial. Nessa caminhada, buscamos diariamente orientações e exemplos. Parabenizo a todas as vereadoras que realizam um trabalho incansável em defesa das mulheres. A então vereadora Gina Tronconi teve um olhar carinho e entendeu que é necessário reconhecer o valor das mulheres. Acredito que todos os dias aprendemos algo na vida, e não tenho desperdiçado. Cada uma das homenageadas escrevem sua história na cidade de Anápolis, assim como dona Dulce escreveu”, afirmou.

Homenageadas:

Antônia de Jesus Leite Oliveira

Camila Barbosa Guimarães Souza

Cândida Parreira Da Silva

Clarissa Cousin

Cláudia Beze  

Cleusa Maria De Oliveira Silva

Elivane da Silva Araújo Gamboa

Elizete Jacinto da Silva Nascimento

Eunice Maria das Dores Batista

Gisélia dos Santos Pereira Carmo

Isabel Cristina Carvalho Carneiro

Jane Lorena Mocellin Pires

Karla Lopes Pacheco César

Lenir Lupercino Camilo

Letícia Santana Fernandes dos Santos

Lígia Regina Faggioni de Oliveira

Luciana Bernardes da Cunha Rua

Maria das Dores Santos

Maria Pereira Cardial

Maria Teófilo de Oliveira Resende

Marta Rejane Sousa de Deus Beze

Neusa Gomes de Andrade

Pâmela Rosa de Rezende

Patrícia Pereira da Silva

Paula Castro de Melo

Valéria Maria de Souza

Valmi Rocha Rodrigues

Zenóbia Maria da Silva Alves

Histórico:

A Medalha Dulce de Faria é uma honraria criada pela Câmara Municipal de Anápolis em 2011, no contexto da celebração do Dia Internacional da Mulher.

O projeto de lei que criou a Medalha Dulce de Faria é de iniciativa da então vereadora Gina Tronconi, aprovado por unanimidade em plenário no dia 2 de setembro de 2011. Tronconi disse na ocasião que sempre admirou a ex-primeira-dama Dulce de Faria “por sua personalidade e bondade com a população”. Segundo ela, conceder o nome de Dulce de Faria à honraria conferida pela Câmara potencializou a homenagem.

Dulce de Faria foi primeira-dama do município nas duas gestões de seu marido, o médico Anapolino de Faria. Uma união que durou 60 anos. Carioca de nascimento, Dulce de Faria construiu em Anápolis sua história de vida. Destacou-se por sua personalidade marcante: mulher de fibra, coragem, carismática e sempre preocupada com o próximo, principalmente com as crianças. Criou o projeto Dom Bosco, que depois se transformou em Sociedade Dom Bosco, sendo considerado um dos melhores programas sociais do Estado de Goiás.

 

registrado em: