Em sessão solene, Câmara entrega Moção de Aplauso a mães de autistas

por Marcos Vieira publicado 26/04/2022 09h33, última modificação 26/04/2022 09h33
Em sessão solene, Câmara entrega Moção de Aplauso a mães de autistas

(Foto: Guto Neves)

Uma sessão solene realizada na noite de segunda-feira (25.abr), no hall da Câmara Municipal, prestou homenagem a mães de crianças autistas e profissionais que prestam assistência psicológica e médica na área. Elas foram agraciadas com moções de aplauso de autoria do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), aprovadas por unanimidade em plenário.

Em discurso, Reamilton explicou os motivos que o levaram a propor a homenagem. Ele disse que conversava com a esposa, Janaína, quando surgiu a ideia. O casal tem um filho autista, Reydner. “Eu disse para ela que estava querendo homenagear as mães, pois a partir do diagnóstico, são elas que vivem a realidade no dia a dia”, revelou o vereador.

Reamilton ressaltou que muitos presentes na sessão solene caminham juntos há alguns anos, na luta por mais políticas públicas que contemplem os autistas. O vereador informou que uma das causas que tem se dedicado atualmente, com apoio do deputado federal João Campos (Republicanos) é a regulamentação no Brasil do aplicador em Terapia ABA, que é a Análise do Comportamento Aplicada, para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Mãe da Nicole, a jornalista Rita Boarin deu um depoimento emocionante. Ela ressaltou a importância de conhecer outras mães de autistas, porque até então se sentia só. “Achava que era a única do Brasil”, comentou. Rita falou da luta a partir do diagnóstico, em uma época em que não havia tantos profissionais especialistas em TEA. “Caminhamos bastante. O pouco que conseguimos, apesar de que é muito, foi tudo graças às mães. Não tenho medo de errar: a força e amor de cada mãe e a vontade de lutar resultam em melhora das nossas crianças”.

A farmacêutica Mirian Costa Silva, mãe do Daniel, falou sobre a importância de não se esconder atrás do diagnóstico, pois ao se falar das conquistas e mesmo das dificuldades em se lidar com o autismo, é possível inspirar outras pessoas que também lidam com a situação. Esse entendimento, inclusive, fez com que Mirian decidisse ter um segundo filho, o Rafael.

Mirian contou que pôde inspirar uma amiga a adotar uma criança com TEA. “Filho a gente não escolhe, vai, é possível, caminha. É uma luta sim, mas é um amor sem medidas”, disse a farmacêutica à amiga. “A luta é grande, a gente questiona, mas podemos inspirar muitos”, reforçou.

A psicóloga Luciana de Souza Pina Carizzio disse que naquela noite, os anônimos estavam sendo aplaudidos. “Por isso, prestamos também uma breve homenagem a quem abriu espaço para essas pessoas, Reamilton e sua esposa Janaína”, disse ela. A profissional comentou que o vereador tem sido a voz daqueles que lutam pela causa autista em Anápolis. Luciana declamou um poema escrito para a ocasião.

A médica Ana Paula Mizuno Mahmud disse se sentir honrada de poder participar desse cuidado aos autistas. “Caminhamos bastante, mas precisamos seguir. E a luta é passo a passo, com ações como essa, nessa noite. Precisamos de conscientização e mais informações, fazer com que todos os anseios mostrados aqui sejam transformados em políticas públicas”, comentou a profissional.

A esposa do vereador Reamilton, Janaína Espíndola, cantou o Hino do Autismo, acompanhada pelo violão do músico Eduardo. A cerimônia teve vários momentos que emocionaram a todos, principalmente quando as crianças foram ao microfone para falar do amor por suas mães. A sessão solene também abriu espaço para que as mulheres contassem um pouco das suas rotinas, dificuldades, conquistas e o amor pelos filhos.

Homenageadas:

Alcilena do Carmo Silva
Alessandra Mendes Mariano Gebrim
Alice Matos Sampaio
América Danielle dos Reis
Ana Paula Mizuno Mahmud
Ariadne Manzano Chormiak
Célia Divina Gomides Barros
Cristina Garrat Lassance de Albuquerque Moreira
Diserée Costa do Nascimento Dias Gonçalves
Eliana Ferreira da Luz Dourado
Elisângela Martins
Ivanilda Martins Gonçalves
Janaína da Silva Flores
Juliana Neres de Sousa
Kátia Diany Rosa Nunes Araújo
Kelly de Almeida Barbosa
Lorena Carmem de Araújo e Gomes
Luciana de Souza Pina Carizzio
Maria Aparecida Alves
Maria dos Angelos Moreira Vieira
Maria Helena Oliveira Silva
Mirian Costa Silva
Mirian Silva Reis
Nubia Fernanda Vilela Sousa
Rita Maura Carvalho de Oliveira Boarin
Rute Vincentina do Nascimento
Sílvia Regina do Nascimento e Silva
Sirlene Afonso Alves dos Santos
Soina Maria Vasconcelos
Soraya Andrade Chagas

registrado em: ,