Em sessão na Câmara, presidente da Goinfra diz que investimentos do Estado em Anápolis somam R$ 90 milhões
O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Anápolis nesta terça-feira (21.out) e apresentou um balanço das obras do Governo de Goiás no município. Segundo ele, os investimentos somam R$ 90 milhões, entre projetos em licitação e outros em execução.
Sales destacou o anel viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), que recebe investimentos de R$ 32 milhões. “Junto com o deputado estadual Amilton Filho, que usou toda a força política e o peso do seu mandato para ajudar o governo, estamos concluindo essa obra”, afirmou.
De acordo com o presidente da Goinfra, está prevista ainda uma intervenção complementar ao anel viário, com a criação de uma ligação pela estrada municipal AN-10, o que deve reduzir o impacto do novo fluxo de veículos que desemboca no Viaduto Miguel Moreira Braga.
Pedro Sales também citou o recém-lançado programa de requalificação de vias urbanas, iniciado pelo Conjunto Filostro Machado, que conta com recursos de R$ 10 milhões. Ele informou ainda que há licitações abertas para a construção de cinco bueiros, três pontes e uma obra de recomposição ambiental no Centro de Convenções.
Sobre o aeroporto de cargas de Anápolis, Sales afirmou que a obra foi herdada com graves problemas estruturais e ambientais da gestão anterior. Ele mencionou uma reportagem do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de 2012, que relatava o soterramento do Ribeirão Extrema na cabeceira da pista. “Era uma obra executada sem projeto básico”, destacou.
Segundo o presidente da Goinfra, os danos ambientais inviabilizam, por enquanto, a celebração de Parcerias Público-Privadas (PPP) ou outras iniciativas que tornem o terminal funcional. “Começamos a corrigir os danos ambientais para colocar o aeroporto em condição de receber investimentos”, explicou.
O custo atual da obra é estimado em R$ 40 milhões, incluindo três canais de drenagem, a recuperação de uma voçoroca e o tratamento de duas erosões, o que permitirá restaurar o Ribeirão Extrema. “Com isso, a Infraero poderá investir na pista. Já foram aplicados R$ 200 milhões no aeroporto. Para se ter uma ideia, o Cora [Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás] custou R$ 192 milhões e já está em funcionamento. Já no aeroporto de cargas, foram R$ 200 milhões e não pousou nem um drone lá”, comparou. Sales garantiu que a conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2026.
A presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende (Avante), agradeceu a presença de Pedro Sales e destacou o empenho dele em resolver problemas históricos da cidade. “O anel viário, por exemplo, era uma obra renegada. Ele esteve aqui, prometeu entregar aquela via, e isso será feito em breve”, afirmou.
“Pedro Sales tem compromisso com o que fala, e seu compromisso é com entregas”, reforçou Andreia. Segundo ela, a Goinfra investiu R$ 90 milhões em Anápolis somente neste ano, durante a gestão do prefeito Márcio Corrêa. “Sales, inclusive, ouviu as reivindicações dos vereadores, demonstrando respeito na definição do cronograma de recapeamento dos bairros”, concluiu.