Em noite de reafirmação da luta pelos direitos das mulheres, Câmara entrega Comenda Vereadora Francisca Miguel

por Marcos Vieira publicado 24/11/2022 12h25, última modificação 24/11/2022 12h26
Em noite de reafirmação da luta pelos direitos das mulheres, Câmara entrega Comenda Vereadora Francisca Miguel

(Foto: Ismael Vieira)

Mulheres representativas na defesa dos direitos da população feminina foram agraciadas com a Comenda Vereadora Francisca Miguel, entregue pela Câmara de Anápolis na noite de quarta-feira (23.nov). A sessão solene, realizada no plenário Teotônio Vilela, foi conduzida pela vereadora Andreia Rezende (SD), autora da iniciativa que culminou na criação da honraria.

A Comenda Vereadora Francisca Miguel foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 956, de 14 de dezembro de 2021. A solenidade de entrega da homenagem deve acontecer sempre no mês em que se comemora o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher (25 de novembro), instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Francisca Miguel foi a primeira vereadora eleita na história de Anápolis, em 1947. Professora de formação, ela teve um mandato dedicado à educação, autora de diversas leis, entre elas a que criou o Ginásio Municipal de Anápolis. Após sua passagem pelo Legislativo, se formou em Direito pela UFG e passou a assessorar políticos em Brasília. Faleceu em 1992.

Foram 23 agraciadas nesta primeira edição da Comenda Francisca Miguel, todas indicadas pelas vereadoras e vereadores. Mulheres de diferentes áreas de atuação, todas com histórias de vida dignas de homenagem, como ressaltou Andreia Rezende em seu discurso. A vereadora fez uma menção à sua mãe, Marlene, para ela fonte de inspiração, logo na abertura da sua fala.

“Eu sei que assim como eu, todas aqui tem mulheres que foram fonte de inspiração e que abriram caminhos”, prosseguiu a vereadora. Ela comentou que a falta de respeito aos direitos das mulheres e a baixa representatividade feminina em todos os setores da sociedade sempre a incomodou muito. Por isso, Andreia contou que fez um compromisso de lutar por políticas públicas inclusivas caso conseguisse um mandato eletivo.

“Fazer política para mulheres é importante porque não vivemos em um mundo igualitário, as mulheres não tem mesma voz e vez”, disse a vereadora. Segundo ela, por muito tempo foi ensinado que mulheres juntas não dão certo. “É uma tática comum de guerra, separar para dominar. Mas mulheres são feitas de um tecido fino e resistente chamado coragem, selado pela fé e intuição de cada uma de nós”.

Significativo
Também em discurso, a vereadora Cleide Hilário (Republicanos) disse se sentir honrada por fazer parte de uma homenagem significativa às mulheres. Presidente da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, Cleide citou como exemplo de defesa da população feminina, a Patrulha Maria da Penha da PM – parte das policiais militares da força especial de segurança recebe a Comenda Francisca Miguel.

A vereadora Seliane da SOS (MDB) se dirigiu às homenageadas: “vocês são mulheres fortes, corajosas, que encorajam outras mulheres; e isso tem um significado muito importante para todas nós”. Ela falou do poder do exemplo, que faz com que mais mulheres se engajem na causa a partir do conhecimento do que outras estão fazendo, e também da importância de se estender a mão para mudar realidades.

O deputado federal Rubens Otoni (PT) também foi chamado para saudar as homenageadas. Ele elogiou a escolha do nome de Francisca Miguel para dar nome à comenda, uma mulher com “significado especial na história de Anápolis”, e também falou da importância da população feminina estar na política. “Pois se queremos uma mudança verdadeira e efetiva na política, temos que investir para que as mulheres estejam nela, pois são um diferencial no dia a dia em qualquer área de atuação humana”.

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) falou do sentido das homenagens, inclusive como algo que consta na Bíblia, que ensina “a dar honra a quem merece honra”. Ao mencionar as homenageadas da noite, o parlamentar lembrou do trabalho de excelência que cada uma exerce na sociedade. “Entendo essa honraria como um incentivo para que vocês continuem trabalhando mais e, com isso, sirvam de inspiração para outras mulheres”.

A sobrinha de Francisca Miguel, Paula Antônia, disse que a tia foi uma mulher destemida, que conquistou seu próprio espaço em um tempo em que os homens dominavam. “Foi uma excelente professora e advogada, abriu as portas para muita gente, pois gostava de ver as pessoas crescerem na vida. Era uma pessoa totalmente aberta e pronta para ajudar”, ressaltou.

Estímulo
Convidada para discursar em nome das homenageadas, a ex-deputada e radialista Onaide Santillo revelou que foi aluna de Francisca Miguel. Ela convidou as outras comendadoras para uma reflexão. “Será que fizemos tanto assim ou precisamos fazer mais? Essa homenagem nos serve de estímulo para isso”.

Onaide contou um pouco da sua trajetória na política, primeiro ao lado do marido, Adhemar Santillo, depois buscando cargos eletivos. Também falou do seu papel como primeira-dama de Anápolis, quando lutou por políticas públicas voltadas para a saúde da mulher. Ela ressaltou a dificuldade em se transpor obstáculos em uma época em que a mulher não se via capaz de ocupar espaços porque não tinha exemplos a ser seguidos.

A ex-deputada leu na tribuna um texto que escreveu há pouco mais de 20 anos, uma mensagem para a mulher do século 21. Onaide fez referências às mensagens datadas dos antigos contos de fada e ressaltou que a mulher atual não quer ouvir histórias que lhe façam dormir, como os contos de fada de antigamente, mas que lhe permitam despertar para a vida.

“Que no século 21 embalemos nossas filhas com histórias de meninas que estudam e que se valorizam. Dizer que são especiais, que precisam se dar valor e descobrir do que são capazes, fazendo seu próprio caminho”, leu Onaide.

“Se no caminho encontrar um companheiro, não espere que seja príncipe, não espere mais que ele pode ser, humano como você. Você superou péssimos exemplos de histórias que nos contavam. Acordamos a tempo de construir uma nova mentalidade, a mulher do século 21”, concluiu a ex-deputada.

A titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Isabela Joy, também falou em nome das comendadoras. Ela disse que se chegou até onde queria, é porque teve quem lhe inspirasse. “No caso, a minha avó, Adelina, escrivã de Polícia Civil, a razão da minha vida. É uma honra estar aqui com todas vocês”, concluiu a delegada.

Presenças
O vice-presidente da Câmara, Domingos Paula (PV), também participou da sessão solene, ao lado dos vereadores João Feitosa (PP), Professor Marcos Carvalho (PT), Luzimar Silva (PMN), João da Luz (PSC), Jean Carlos (União), Hélio Araújo (PL), Delcimar Fortunato (Avante) e Reamilton Espíndola (Republicanos).

Outras autoridades também acompanharam a solenidade, como o delegado de Polícia Civil Jorge Bezerra; a promotora de Justiça Maysa Morgana Chaves; a conselheira Antônia Leite, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; o advogado Regis Davidson, procurador estadual de Prerrogativas da OAB; e Juliana de Paula Siqueira, representante da Secretaria Municipal de Educação.

Homenageadas:

Aliete Alves Pereira
Ana Gabriela Luiz
Andreia Rezende de Faria
Carla Bernardes Lima Corrêa
Daiane Holanda Pinto Martins
Daiena Holanda Ferreira
Danielle Pereira Nava
Daniely Dioga Balbuena
Edilamar Martins Silva
Edna Cristina Martins
Erondina Maria Terezinha de Morais
Esmeralda Marques de Oliveira
Eva Maria Cordeiro
Gisele Esther dos Santos Almeida Silva
Heloísa Silva Mattos
Isabela Joy Lima e Silva
Larissa Rennara Gualberto Pereira
Laura Landim
Maria Geli Sanches
Nilse Tereza Fleury Leite
Onaide Silva Santillo
Phaedra Paola Peris Pereira
Zilbernik Siqueira Teodoro

Clique aqui para ver fotos da sessão solene.

registrado em: