Em discurso na tribuna, presidente Domingos e vereadores defendem Poder Legislativo diante de fake news nas redes sociais

por Marcos Vieira publicado 09/02/2023 13h40, última modificação 09/02/2023 13h40
Em discurso na tribuna, presidente Domingos e vereadores defendem Poder Legislativo diante de fake news nas redes sociais

Delcimar Fortunato, Jakson Charles e Domingos Paula (Fotos: Ismael Vieira)

Vereadores discursaram na tribuna, na sessão desta quinta-feira (9.fev), para defesa do Poder Legislativo municipal diante de informações falsas divulgadas nas redes sociais.

Em discurso na tribuna, o presidente da Câmara de Anápolis, Domingos Paula (PV), disse que há pessoas de fora que estão tentando “jogar vereador contra vereador”.

“Precisamos ter maturidade e experiência de saber que uma discussão entre vereadores é algo normal. E ontem [8/2] tive uma discussão com o Delcimar Fortunato, algo normal, isso faz do parlamentarismo”, afirmou Domingos.

“Mas quero dizer às pessoas que fazem fake news, afirmando que a Mesa Diretora passada teve algo de errado: estão equivocadas. A Câmara trabalha com transparência, não temos nada que esconder de ninguém”, prosseguiu o presidente.

Domingos disse que quem tiver algo contra a Mesa Diretora, deve enviar aos órgãos externos competentes. “Terei o maior prazer de ir lá defender minha honra, meu nome e essa instituição, porque vereador passa e o Legislativo fica”.

O presidente informou que solicitou ao procurador da Câmara que apresente uma representação à Polícia Federal, para que seja descoberta a origem da fake news. “Pois considero um ataque gravíssimo à democracia. A gente viu o que ocorreu no dia 8 de janeiro em Brasília. Não podemos deixar que alguém atrás do celular incite a comunidade contra a Câmara. Essa pessoa comete erro ao atacar esse Poder Legislativo, é um ato antidemocrático”, destacou.

Também em discurso na tribuna, o vereador Delcimar Fortunato parabenizou as declarações do presidente. “O senhor esclareceu muito bem. O parlamento é para discutir, e discussões acaloradas fazem parte também do processo. Os fofoqueiros de plantão, que não tem o que fazer, ficam conversando borracha em grupo de Whatsapp. É muita fake news”, comentou.

Em aparte, o vereador Luzimar Silva (PMN) disse que as redes sociais tem sido “terra de maldade”. “E temos família. Eu tenho 20 anos de política, tenho o casco duro, mas minha família sofre”, ressaltou.

O vice-presidente, corregedor e líder do prefeito na Câmara, vereador Jakson Charles (PSB), lamentou a ocorrência de ações externas, segundo ele sem fundamentos, que tendem a atingir a imagem da Câmara Municipal. E fez a defesa institucional do Poder Legislativo.

Jakson Charles disse que, em seus três mandatos de vereador, jamais viu uma situação tão “pejorativa” como agora. “Temos que zelar pela integridade do Poder Legislativo. Essa é a função da Corregedoria”, disse.

O vereador entende que muitos buscam fomentar discórdia e que é necessário agir com maturidade. “Temos que saber discernir o que é fofoca e discórdia, e o que é a realidade”.

Por fim Jakson Charles cumprimentou o presidente da Câmara, Domingos Paula, e o vereador Delcimar Fortunato pela “grandeza e humildade” com que conduziram uma informação inverídica envolvendo ambos. “Infelizmente há pessoas que querem fomentar discórdia, sabe-se lá com que objetivos”, concluiu.

registrado em: