Eli Rosa pede soma de esforços para manter Unacon na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 16/05/2023 14h34, última modificação 16/05/2023 14h34
O vereador Eli Rosa (PSC) chamou a atenção na tribuna, na sessão desta terça-feira (16.mai), sobre a necessidade de se somar esforços para evitar que a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis deixe de ter uma Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia).
Eli Rosa pede soma de esforços para manter Unacon na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis

Vereador Eli Rosa, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

“Eu me sinto incomodado com a saúde pública no país, sobretudo em Anápolis. Ouvi do padre Clayton Bergamo sobre os problemas na Santa Casa de Misericórdia. No passado, eu, já vereador, e o prefeito Pedro Sahium me deu apoio, para que a gente conseguisse a segunda Unacon em Anápolis, que hoje está dentro da Santa Casa”, explicou.

Segundo Eli, a conquista foi importante não só para Anápolis, mas também para outras cidades do entorno. “Ouvi falar da iminência da perda desse serviço, depois de tantas lutas empreendidas por mim e com o apoio do prefeito Sahium. Tínhamos 1,3 milhão de pessoas naquele momento, tendo Anápolis como polo de referência”.

“Quero conclamar a todos que se manifestem, porque não está bastando só nós lutarmos por essa dignidade da tabela do SUS. São 16 anos de valores congelados. Não há lógica desse entendimento de que o custo de uma equipe e de insumos, em serviços tão importantes, que precisam de ter diagnóstico antes, pois isso significa cura e menor custo”, prosseguiu Eli Rosa.

O vereador destacou o fato de o governo federal levar 80% dos recursos e devolver migalhas para a cidade. “Precisamos de uma melhora, mesmo que não seja de forma integral. Que a tabela seja pontualmente corrigida. Que a Santa Casa tenha recursos para socorrer essas pessoas. Anápolis é polo em tantos setores. É impossível ouvir esse tipo de notícia”, finalizou.

registrado em: