Eli Rosa fala de projeto que restringe cortes de energia de pessoas em situação vulnerável

por Orisvaldo Pires publicado 22/11/2023 12h22, última modificação 22/11/2023 12h22
Eli Rosa fala de projeto que restringe cortes de energia de pessoas em situação vulnerável

Eli Rosa fala de projeto que restringe cortes de energia de pessoas em situação vulnerável

O vereador Eli Rosa (PSC) pediu, na tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (22.nov), que as comissões permanentes da Câmara Municipal acelerem a apreciação de projeto de sua iniciativa, que estabelece limites à concessionária de energia elétrica quando do corte de energia e o lacre dos medidores de pessoas inadimplentes.

Eli Rosa entende que cada caso deve ser tratado em consideração às suas especificidades. “Sabemos que muitas pessoas deixam de pagar a conta porque não têm condições financeiras reais para pagar. É desumano cortar a energia dessas pessoas”, asseverou.

Essa situação, disse o vereador, tem a ver com a dignidade humana e de valorização da vida. Segundo ele, mesmo diante da ciência de que há pessoas que realmente não têm condições de pagar a conta, por inúmeros motivos, os medidores são lacrados, “o que gera desconforto e constrangimento às pessoas”.

O cliente consumidor de energia elétrica, afirma Eli Rosa, não podem ser tratados com “brutalidade”. Mas, sim, como alguém que “contribui para que a empresa concessionária, inclusive, exista”. E entende que a situação fere o Código de Defesa do Consumidor. 

SUS
Eli Rosa lamentou que a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) esteja congelada há aproximadamente 15 anos. Segundo ele, há pessoas que precisam de tratamento urgente, com diagnóstico fechado, e que são obrigadas a ficar em casa à espera de serem atendidas. “Precisamos de condições para que pessoas, nesta situação, sejam atendidas mais rápido”, concluiu.

(Foto – Ismael Vieira)

registrado em: