Eli Rosa aproveita Dia dos Pais para alertar que homens devem cuidar da própria saúde

por Marcos Vieira publicado 09/08/2022 10h58, última modificação 09/08/2022 10h58
Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (14.ago), o vereador Eli Rosa (PSC) subiu na tribuna, na sessão desta terça-feira (9.ago), para pedir que os homens cuidem da própria saúde.
Eli Rosa aproveita Dia dos Pais para alertar que homens devem cuidar da própria saúde

Vereador Eli Rosa, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O vereador comentou que as estatísticas têm melhorado, cada vez mais homens estão procurando médicos e realizando check-ups, mas é possível ampliar esse percentual. Eli citou a necessidade da prevenção do câncer de próstata.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Os exames anuais são importantes porque o diagnóstico precoce representa maior sucesso na cura.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que para cada ano do triênio 2020-2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos um morrerá de câncer de próstata.

registrado em: