Câmara recebe alunos do Educandário Dom Pedro II e estreita laços políticos a partir do projeto Escola do Legislativo

por Júlio César publicado 29/09/2022 16h55, última modificação 30/09/2022 15h25
Câmara recebe alunos do Educandário Dom Pedro II e estreita laços políticos a partir do projeto Escola do Legislativo

Educandário Dom Pedro II visita Câmara a partir do projeto Democracia e Cidadania também se aprendem na escola

Ao aproveitarem o período eleitoral e a chance de acompanharem a escolha dos representantes do povo, alunos do Educandário Dom Pedro II visitaram a sede nova da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (29.set). Eles tiveram a companhia dos vereadores Reamilton Espíndola (Republicanos), Jakson Charles (PSB) e Seliane da SOS (MDB).

O encontro estreitou laços entre a Câmara e a comunidade escolar. Criada em 2016, a Escola do Legislativo orientou estudantes acerca dos direitos e deveres na sociedade, indicando a influência nas atividades públicas que definam demandas do público. Assim, com o programa, houve continuidade no aprofundamento de informações entre política, vereadores e assessores. 

 Na visão de Jakson Charles, a Casa de Leis ensina que se aprende a conviver com opiniões diferentes e elas precisam ser respeitadas. Para ele, é importante se conviver harmonicamente com as falas dos outros. “Isso é democracia”, disse.

Diretor da Escola do Legislativo, Eduardo Leal, apresentou aos estudantes o Plenário, falou sobre a importância dos vereadores, da criação de leis e projetos e mostrou o funcionamento da Casa. Ele sinalizou ainda para gabinetes e departamentos administrativos, enaltecendo o valor da Câmara. “Achei legal o lugar onde os vereadores ficam. É interessante”, disse Paulo Mancila, que representa o 5º ano, curioso sobre tudo o que via.

O nome do projeto estudantil, de acordo com as educadoras, é "Democracia e Cidadania também se aprendem na escola". Segundo a professora da turma, Gabriela Ribeiro, os meninos puderam ser incentivados a serem cidadãos e eleitores. Para ela, os estudantes, ao conhecerem o órgão público, com partidos políticos e ideias diferentes, têm noção de eleger pessoas com consciência.

Ana Paula Gonçalves, coordenadora-geral, destacou que foi atendida uma demanda dos alunos por causa da escolha do voto. “A intenção foi criar cidadãos com mais conhecimento. Aprender sobre a democracia é importante”, disse ela, acompanhada dos alunos Carlos Augusto e Maria Luiza, que concordaram com a ideia.   

Foto: Guto/Diretoria de Comunicação e TV Câmara