Dra. Trícia Barreto repercute reunião na Secretaria de Estado da Saúde

por Marcos Vieira publicado 22/09/2021 14h44, última modificação 22/09/2021 14h44
Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (22.set), a vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB) repercutiu reunião que teve na Secretaria de Estado de Saúde, com assessores do secretário Ismael Alexandrino.
Dra. Trícia Barreto repercute reunião na Secretaria de Estado da Saúde

Vereadora Dra. Trícia Barreto, do MDB (Foto: Ismael Vieira)

Segundo ela, o encontro seria com o titular da pasta, mas como Alexandrino acumulou a presidência do Ipasgo, não pôde estar presente na reunião.

Trícia informou que solicitou ao governo estadual a presença em Anápolis da carreta da mamografia. “Nosso mamógrafo está em manutenção e a fila tem aumentado. Com a carreta a gente consegue zerar a fila em três semanas”, frisou a vereadora, que também disse que a carreta ampliou os exames nas mulheres, incluindo prevenção de câncer de colo de útero, de mama, ovário e endométrio.

Trícia também falou sobre a suspensão, por parte do Estado, das cirurgias cardiovasculares em Anápolis. Ela lembrou que fez reunião no Hospital Evangélico Goiano, com o gestor Ernei de Pina, que informou a falta de órteses, próteses e equipamentos especiais para esses procedimentos.

A vereadora também citou as cirurgias urológicas, represadas na cidade. “Os pacientes precisam ser regulados para Goiânia. Estou acompanhando o caso de um paciente com 20 cálculos renais e que está na fila do Hugol. Conversei com o médico que o atende, que me confirmou que a fila está enorme. Ou seja, ele teria que pagar R$ 9 mil em uma cirurgia, sendo que não tem dinheiro nem para a passagem”.

Trícia informou ainda que conversou na Secretaria de Saúde sobre seu projeto que trata de pobreza menstrual, que propõe a doação de absorventes para meninas da rede pública de ensino. “Eu consegui uma emenda do deputado Célio Silveira para esse projeto, mas quanto mais envolvidos, melhor para coloca-lo em prática”.