Dra. Trícia Barreto chama a atenção para pauta de agentes de saúde e de combate às endemias

por Marcos Vieira publicado 15/04/2024 11h06, última modificação 15/04/2024 11h06
Dra. Trícia Barreto chama a atenção para pauta de agentes de saúde e de combate às endemias

Vereadora Dra. Trícia Barreto, do MDB (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB) discursou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (15.abr), para repercutir manifesto de agentes de saúde e de combate às endemias cobrando respeito e reconhecimento das categorias por parte do Poder Executivo.

Segundo a vereadora, o alerta é quanto ao corte de gratificações e o não repasse financeiro de adicional originado no Ministério da Saúde. “Questões que impactam não só o financeiro do profissional, mas também sua saúde mental. Falam muito sobre isso em quem trabalha na saúde, mas é difícil cuidar de outra pessoa se não cuidar de si mesmo primeiro”.

Segundo Dra. Trícia, em um momento de crise sanitária que a cidade está passando, o poder público não se pode dar o luxo de vivenciar um problema como esse. “Que o sindicato, servidores, Câmara e Poder Executivo possam trabalhar afim de resolver esse impasse, que até agora ele não foi solucionado”.

A vereadora chamou a atenção para o fato de os autores do manifesto não se sentirem representados pelo SindSaúde. “Se eles não se sentem representados, que eles se organizem para satisfazer seus anseios. Não tenho qualquer dificuldade em votar em um grupo oriundo do Executivo, mas antes precisamos entender”, afirmou.

Trícia pediu que nesse processo de negociação, que o Executivo ouça não só o sindicato, mas também o grupo que não se sente representado pela entidade. A vereadora concluiu sua fala citando outra questão levantada pelo manifesto: “O documento termina dizendo que a prática atual prejudica não só a estabilidade. Ele se refere ao contrato de comissionados do Executivo através da Funev”.