Dra. Trícia Barreto chama a atenção para necessidade de tratamento a pacientes com leucemia

por Marcos Vieira publicado 16/10/2023 11h09, última modificação 16/10/2023 11h09
Dra. Trícia Barreto chama a atenção para necessidade de tratamento a pacientes com leucemia

Vereadora Dra. Trícia Barreto, do MDB (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB) falou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (16.out), sobre a necessidade de se estabelecer um serviço de onco-hematologia em Anápolis para o atendimento público.

Trícia disse que recebeu um telefonema no final de semana de uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), contando que seu pai está com leucemia e que precisa iniciar o tratamento sob risco de morte.

“Esse senhor recebeu o diagnóstico precoce, graças a profissionais competentíssimos que a cidade tem, mas agora é preciso o tratamento”, ressaltou a vereadora.

Segundo ela, são 173 pacientes na fila de espera, aguardando para fazer quimioterapia devido a leucemia. “E a resposta ao medicamento é boa e rápida e tira o paciente desse trágico fim. Se não entrar com o medicamento, ele morre em três meses”, explicou Dra. Trícia.

Segundo a vereadora, essas 173 pessoas só não começaram o tratamento porque não há o serviço de onco-hematologia na cidade, que também não tem pactuação com Goiânia. “Tem profissional bom, mas não tem o serviço”.

“Conversei com o presidente da Câmara [Domingos Paula], que foi muito solícito, que se comprometeu a me levar ao prefeito. Conversei com a secretária Elinner Rosa e com o vereador Eli Rosa. Vamos cercar de todos os lados, para estabelecer esse serviço”, finalizou Dra. Trícia.