Domingos Paula divulga dados sobre exames de mamografia pelo SUS em Anápolis

por Fernanda Morais publicado 22/06/2022 11h49, última modificação 22/06/2022 11h49
Em discurso na tribuna do plenário, na sessão ordinária desta quarta-feira (22.jun), o vereador Domingos Paula (PV), vice-presidente da Câmara Municipal, explicou que enquanto o aparelho de mamografia do Cais Mulher está em manutenção, os exames continuam sendo realizados através de convênio do SUS com clínicas particulares.
Domingos Paula divulga dados sobre exames de mamografia pelo SUS em Anápolis

Foto: Ismael Vieira / Dircom e TV Câmara

"A vereadora Trícia trouxe a informação que o aparelho está estragado, mas não explicou o que está acontecendo. Na fala dela paree que Anápolis não tem outro lugar para fazer o exame", replicou.

De acordo com Domingos, o aparelho de mamografia do Cais Mulher estragou após uma queda de energia e só existe uma empresa no Brasil que faz a sua manutenção. "Foi feita, mas depois de nova queda de energia teve novo comprometimento", continuou.


Para resolver o problema foi solicitado novamente reparo na máquina. "Mas enquanto o aparelho do Cais Mulher está parado, os exames de mamografia continuam sendo realizados na Jamous, no Materno Infantil e ainda na PoliSaúde", divulgou.

Domingos contou que através do Zap da Saúde já foram solicitados, apenas ao longo dos primeiros seis meses desse ano, 4.402 mamografias. Dessas, até o momento foram realizadas 3.179. Somente no Cais da Mulher foram 1.961 exames do tipo.

"Vereador tem que cobrar mesmo, mas sem causar pânico onde não levar pânico onde não existe. Os exames estão sendo realizados e já foi solicitada nova manutenção no mamógrafo do Cais Mulher. Só uma empresa realiza a assistência no Brasil", reforçou.

O vice-presidente da Casa destacou que nesta quarta-feira é realizada a última sessão ordinária do semestre. Porém, os gabinetes dos vereadores continuarão funcionando ao longo do mês de julho.

"Eu continuarei meu trabalho de andar pela cidade, ver as obras que estão sendo realizadas e buscar melhorias para onde for necessário. O trabalho do vereador é sim de cobrar, fiscalizar, mas também de ser aberto ao diálogo com Executivo para que os poderes sejam harmônicos e juntos levem melhorias para população", disse.

Por fim, Domingos Paula garantiu que ao longo de julho vai visitar pelo menos 124 obras que estão em andamento. "No mês do aniversário da cidade, o prefeito Roberto Naves e a primeira-dama Vivian Naves, com apoio dessa Casa vai entregar muitas delas", concluiu.

registrado em: ,