Divino Antônio do Santa Cruz/Corinthians cobra revitalização do Mercado do Produtor de Anápolis

por Orisvaldo Pires publicado 11/03/2025 20h07, última modificação 11/03/2025 20h07
Divino Antônio do Santa Cruz/Corinthians cobra revitalização do Mercado do Produtor de Anápolis

Divino Antônio do Santa Cruz/Corinthians cobra revitalização do Mercado do Produtor de Anápolis

O vereador Divino do Santa Cruz/Corinthians (PSD) usou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (11.mar), para cobrar providências no âmbito da administração municipal, para que o Mercado do Produtor seja revitalizado, para dar garantias de segurança a empresários, trabalhadores e compradores que frequentam o local diariamente.

Segundo ele, em visita ao Mercado do Produtor, observou demandas que necessitam de imediata intervenção. Disse que não há portaria e o acesso é livre para quem quiser entrar e sair do local, sem cadastro e sem qualquer controle. “Os empresários reclamaram de furtos constantes registrados ali, e da inoperância da portaria”, disse.

Divino do Santa Cruz/Corinthians lembrou que o problema não é de agora, mas ocorre há pelo menos dez anos. Disse que há necessidade de reformas pequenas, incluindo a instalação de portões de entrada e saída. Informou que vai oficiar a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Divisão de Posturas e Secretaria de Economia, “para que seja realizado um levantamento minucioso da real situação”.

Outro problema citado pelo vereador é a ocorrência de inadimplência no pagamento de taxas e de pessoas que usam espaços no mercado sem regulamentação. Divino do Santa Cruz/Corinthians lembrou que o Mercado do Produtor foi criado em 1987 e tem regimento publicado em 1998. “Há normas de funcionamento que são obedecidas, outras não. É preciso resolver esse problema. Hoje não tem estacionamento e o banheiro está degradado. 

HISTÓRICO
Criado em 20 de agosto de 1987, o Mercado do Produtor tem área total de 40 mil metros quadrados, dos quais 11,5 mil de área construída. Conta com 78 empresas. Pelo local passam pelo menos 4 mil pessoas por dia. São mais de 600 comerciantes, 700 produtores, 568 carregadores e chapas, 81 ambulantes, mil trabalhadores internos, 340 compradores de grande porte, fluxo de 3,1 mil veículos, com movimento de 148,6 toneladas de produtos.

Divino do Santa Cruz/Corinthians informou ainda que o Mercado do Produtor de Anápolis movimenta mais de R$ 648,4 milhões por ano, atende a 19 estados, mais de 300 municípios. Na Agricultura Familiar afetou, em 2023, 5,1 mil toneladas de hortifrutigranjeiros, com giro de R$ 174 milhões ao ano. “Me reuni com trabalhadores e empresários, e fiquei assustado com a situação atual. Tem funcionários que fazem o serviço de polícia, contendo ação de ladrões”.

(Foto – Allyne Laís)

registrado em: