Deputado federal Rubens Otoni se coloca à disposição para emendas e projetos dos vereadores de Anápolis
Deputado Rubens Otoni falou na tribuna sobre habitação, macrodrenagem, educação, aeroporto de cargas e outros assuntos (Foto: Allyne Laís)
O deputado federal Rubens Otoni (PT) esteve na Câmara de Anápolis, na sessão desta terça-feira (11.fev), a convite da presidente Andreia Rezende (Avante), para um balanço do seu mandato e, principalmente, para ouvir demandas dos vereadores que podem ser atendidas a partir de projetos e recursos buscados em Brasília.
“Tenho disposição nessa parceria, colocar o nosso mandato a favor da cidade de Anápolis através da Câmara Municipal”, iniciou Otoni. “Quero falar aqui da consideração e respeito de cada vereador no sentido de reconhecer nossa trajetória. Tenho um desejo sincero de estar na política e mostrar que ela pode ser feita de forma diferente no sentido contrário do que o imaginário constrói. Vamos superar isso dando o nosso exemplo”, destacou.
Segundo o parlamentar, vereadores que tem sugestões de emendas podem falar diretamente com ele, mas que é importante oficializa-las no papel, dando o trâmite correto e, inclusive, servindo como instrumento para prestação de contas para a população.
Otoni ouviu pedido da presidente Andreia para que some esforços visando garantir o retorno de programa habitacional do governo federal em Anápolis, principalmente para as famílias de baixa renda. Ela também reforçou pedido, feito inicialmente pelo vereador Wederson Lopes (União Brasil), de busca de recursos para dar andamento ao plano de macrodrenagem urbana na cidade.
Esse trabalho pelo fim das enchentes deve ser encaminhado por uma frente ampla de vereadores, unindo esforços de comissões como Urbanismo, Transportes, Obras e Serviços e de Meio Ambiente. O vice-presidente Dr. José Fernandes (MDB) também pediu apoio para recursos visando a criação de um programa de prevenção a ser acionado em caso de tragédias da natureza. O primeiro secretário da Mesa Diretora, Jean Carlos (PL), somou esforços a essa demanda de contenção dos alagamentos.
Outro assunto, questionado por Dr. José Fernandes, diz respeito às emendas enviadas por Otoni à cidade, que chegaram à Prefeitura de Anápolis, mas que não tiveram seu uso por parte da gestão passada. Segundo o deputado, são cerca de R$ 10 milhões, todos sugestões feitas pela Câmara Municipal.
O deputado citou emendas para a Apae, Associação Pestalozzi, Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, construção de praça na Vila Harmonia, reforma do Estádio Zeca Puglise e construção do mercado da Vila Jaiara, entre outras que ainda não foram utilizadas, embora o dinheiro chegou aos cofres municipais.
Em discurso na tribuna, Otoni falou sobre o programa Minha Casa Minha Vida, informando que é preciso o subsídio do governo municipal para que disponibilize terrenos que possam ser utilizados para a construção de moradias da faixa 1, para famílias mais carentes. O parlamentar afirmou que em outras faixas, que são os financiamentos diretamente feitos pelo cidadão com a Caixa Econômica Federal, somam R$ 600 milhões nos últimos anos na cidade, com 3 mil imóveis contemplados.
O deputado pediu atenção em relação aos questionamentos surgidos quanto ao aeroporto de cargas, de que o governo estadual retomaria o terminal, recentemente federalizado e hoje sob gestão da Infraero. “Da parte do governo federal, ele está à disposição para cumprir o objetivo de garantir o aeroporto de cargas”, afirmou Otoni.