Conselho Municipal da Cultura é recebido na Presidência da Câmara em busca de apoio para viabilizar as principais demandas do setor
A presidente Andreia Rezende é entusiasta da cultura e abre as portas da Câmara para atuar em conjunto com a categoria pelo fortalecimento das políticas culturais
O Conselho Municipal da Cultura (CMC) iniciou tratativas com a Câmara Municipal de Anápolis, em busca de apoio para a realização de seus projetos. Na manhã desta terça-feira (28.jan), um grupo de integrantes do conselho, liderado pelo presidente do conselho, Luiz Sérgio Fragelli, foi recebido na Presidência do Poder Legislativo, em reunião que estabelece um canal de parceria entre o CMC e o parlamento municipal.
A presidente da Câmara, vereadora Andréia Rezende (Avante), é uma entusiasta da pauta cultural. No ano passado usou a tribuna em algumas oportunidades para defender o acesso democrático dos promotores de cultura ao Fundo Municipal da Cultura, fundamental para o financiamento de projetos com esta temática.
A ótica de Andréia Rezende sobre este setor é que todos os interessados possam acessar informações para que tenham condições de participar do FMC. E assegurou o compromisso de parceria com o setor cultural para ampliar a divulgação e fortalecer os projetos, “para que mais pessoas possam fazer cultura”.
Luiz Fragelli já havia avaliado que o setor cultural ainda é visto como uma política de governo, mas, segundo ele, com leis certas, é possível que o setor se transforme de fato em uma política de estado, com regras e recursos estabelecidos e suficientes para atender a produção local de artistas.
O apoio da presidente Andreia Rezende e da Câmara Municipal de Anápolis às demandas da categoria, disse Fragelli durante a reunião desta terça-feira, é essencial “para a construção de uma história melhor, em um novo momento”. Segundo ele, a cultura “não consegue dissociar-se da importância que a mulher tem, parabenizo Andreia Rezende”.
O presidente do CMC explicou ainda que o colegiado trabalha para que a cultura seja conhecida pela população, “os fazedores de cultura estão aqui, acompanham o trabalho do conselho e contam com a presidente Andreia Rezende”. A expectativa, disse, é a construção de uma “agenda de diálogo permanente”.
Os membros do CMC revelaram na reunião que vivem a expectativa de um novo momento na história da cultura em Anápolis. Há, inclusive, uma perspectiva de possível recriação da Secretaria Municipal da Cultura. A presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende, se comprometeu com a categoria em atuar como parceira do setor cultural no encaminhamento em busca da solução de suas demandas.
(Foto – Júlio AF)