Conduzida pela Câmara de Anápolis, reunião em Silvânia avança na solução do caso do bairro Daiana

por orisvaldo — publicado 07/10/2019 15h00, última modificação 08/10/2019 18h02
Conduzida pela Câmara de Anápolis, reunião em Silvânia avança na solução do caso do bairro Daiana

Conduzida pela Câmara de Anápolis, reunião em Silvânia avança na solução do caso do bairro Daiana

Uma reunião realizada em Silvânia, na tarde desta segunda-feira (7.out), entre representantes das câmaras municipais de Anápolis e Silvânia, e da Prefeitura de Silvânia, deu mais um impulso no trabalho que busca resolver a situação dos moradores do setor Daiana. 

Este bairro está no território de Silvânia, na divisa entre os dois municípios. Toda a vida orgânica do setor é desenvolvida no município de Anápolis. Mas a administração pública anapolina é impedida por lei de levar benefícios àqueles moradores. 

A saída, então, foi desencadear um movimento com intuito de transferir o território do setor Daiana de Abadiânia para Anápolis. Assim foi constituída comissão, com participação de vereadores e eleitores dos dois municípios, com apoio dos deputados estaduais anapolinos como representantes da Assembléia Legislativa de Goiás. 

A reunião desta segunda-feira teve a presença dos vereadores Pastor Elias Ferreira (PSDB), João Feitosa (PTB) e Lélio Alvarenga (PSC). Eles se encontraram com o prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro, Zé Faleiro (PSDB); o presidente da Câmara daquele município, Pastor Genilton Jorge de Carvalho (PDT), e a vice-presidente, Alessandra Rodrigues Maciel (PSL). 

Alguns moradores do setor Daiana também participaram do encontro, entre eles Dr. Leandro, Samara, Creonço Ary e Orlando.  Por telefone, o grupo fez conferência com a participação dos deputados estaduais Amilton Filho (SD) e Coronel Adailton Florentino (Progressista). 

O prefeito Zé Faleiro disse que a prioridade é “cuidar das pessoas” que moram no setor Daiana, “eles precisam de assistência à saúde, educação, segurança, infraestrutura”. O chefe do Executivo de Silvânia acredita que o movimento atual é “maior”, com participação do poder público, deputados, Ministério Público e os moradores. “Há possibilidade de transferir o Daiana para Anápolis, dentro da legalidade, após os estudos”, disse. 

Segundo Zé Faleiro, se a delimitação do território para transferência do setor Daiana for precisa, específica para o bairro, há boas chances de o processo ocorrer de forma tranqüila. “No futuro Silvânia pode ganhar, com a extensão da área do Daia”, projetou. 

O presidente da Câmara, Pastor Genilton Jorge, entende que a situação é complexa e que a Prefeitura de Silvânia não consegue fazer tudo que o bairro precisa. “Se esta é a melhor maneira para dar qualidade de vida para aquelas pessoas, assim será”, disse. 

Lélio Alvarenga ressaltou que, quando há “união de pessoas de bem, quem ganha é a população”. João Feitosa disse que a mudança proposta vai trazer mais “dignidade e respeito aos moradores”. Pastor Elias Ferreira informou que o próximo passo do grupo é se reunir com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB).

registrado em: