Concurso da Câmara teve 3.750 candidatos presentes e abstenção de 27,94%

por Orisvaldo Pires publicado 29/01/2024 14h15, última modificação 02/02/2024 12h10
Concurso da Câmara teve 3.750 candidatos presentes e abstenção de 27,94%

Concurso da Câmara teve 3.750 candidatos presentes e abstenção de 27,94%

A abstenção do concurso público da Câmara Municipal de Anápolis, cujas provas foram realizadas no domingo, 28, ficou em 27,94% no geral, considerando as provas do matutino [nível médio e técnico] e vespertino [nível superior]. O índice do nível médio ficou em torno de 27,5% e do superior em 26%.

A informação é da presidente da Comissão de Acompanhamento do Concurso Público do Legislativo, a advogada Mariane Stival, que considerou alto o número de candidatos que não comparecem para realizar as provas. Segundo Stival, no geral, a avaliação é que tudo transcorreu com absoluto sucesso e cumpriu todas as determinações do Edital.

O concurso foi realizado pelo Instituto Verbena, da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma das mais respeitadas instituições educacionais do país. Mariane Stival informou que a comissão de acompanhamento, no dia das provas, visitou todas as salas, pela manhã e à tarde, nos quatro locais de realização do concurso: CPMG Gabriel Issa, CPMG Dr. Cézar Toledo, Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista Vogel e campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Em números absolutos, informou Stival, inicialmente foram feitas, no sistema online do Instituto Verbena, 10.416 cadastros de inscrição. Entretanto, 5.204 pagaram a taxa de inscrição e foram habilitados a realizar as provas. Exatos 1.879 compareceram para fazer a prova pela manhã e 1.871 à tarde.

As ocorrências registradas no dia das provas, revelou a presidente da comissão de acompanhamento, são consideradas comuns para concursos como este realizado pela Câmara de Anápolis. “Os eventos corriqueiros como pessoas que chegaram atrasadas, ou que esqueceram documentos pessoais, ou mesmo que apresentaram documentos não previstos no Edital do concurso”, disse.

Esse tipo de ocorrência, lembra Mariane Stival, é próprio de pessoas que, possivelmente, deixaram de ler o Edital, onde estão todas as orientações necessárias para que o candidato se habilite a adentrar a sala das provas. Também foram registrados casos em que os telefones celulares, mesmo desligados e acondicionados em envelopes específicos fornecidos pela organização do concurso, dispararam seus alarmes.

A Comissão de Acompanhamento do concurso reafirmou que, nas visitas que fez em todos os locais de aplicação de provas, manteve contato com os coordenadores e verificaram questões como a destinação de espaços apropriados para pessoas com deficiência e lactantes. “A intenção foi garantir os direitos a todas as pessoas que tinham algum tipo de necessidade especial”, concluiu. 

CRONOGRAMA
Na segunda-feira, 29, Um dia após a aplicação das provas, conforme estabelecido pelo Edital do concurso, foi divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva. No dia 7 de fevereiro será publicado o gabarito final desta etapa. Depois, no dia 9 de fevereiro, serão publicados o resultado preliminar da prova objetiva, o boletim de desempenho e do cartão-resposta da prova objetiva e o resultado preliminar das respostas esperadas da prova discursiva.

O calendário previsto no Edital estipula para 20 de fevereiro a publicação final da prova objetiva, das respostas esperadas da prova discursiva e a convocação dos candidatos que terão a prova discursiva corrigida. No dia 28 de fevereiro a publicação do resultado preliminar da prova discursiva e a divulgação do boletim de desempenho da prova discursiva.  O resultado final da prova discursiva será conhecido no dia 8 de março.

Mais à frente, no dia 11 de março, serão publicadas a relação dos convocados para a perícia médica, a relação dos convocados pelo procedimento de heteroidentificação, e a relação dos convocados para o upload da documentação comprobatória da condição de idoso. Esses procedimentos serão realizados no período de 13 a 16 de março. E terão resultado preliminar divulgado em 20 de março e o resultado final em 26 de março.

O resultado preliminar do concurso público será conhecido em 28 de março. No dia 4 de abril será publicado o resultado final do concurso. Vencido esta última etapa prevista no Edital, o presidente da Câmara, vereador Dominguinhos do Cedro (PV) disse que, de imediato, inicia o procedimento de convocação dos aprovados para ocupar as 15 vagas iniciais disponibilizadas (vide quadro anexo) e será composto o cadastro de reserva com 95 aprovados. 

SALÁRIOS
Os cargos para Analista Administrativo são de nível superior, com salário de R$ 4.842,64. Já os cargos de Assistente Administrativo são de nível médio, com salário de R$ 3.191,74. Os três concursos públicos realizados desde 2012 até agora colaboram para reforçar o quadro de servidores efetivos. Dominguinhos do Cedro disse em recente entrevista que essa condição colabora para qualificar o serviço prestado pelo Legislativo à população e valorizar a entrada no serviço público por meio do concurso.

registrado em: